6 alimentos que são laxantes naturais e podem te ajudar a ir ao banheiro

de Gustavo Teixera 0

Viver na sociedade acelerada de hoje significa ter uma vida agitada e muitas vezes deixar nossa saúde de lado.

Estamos estressados boa parte do tempo, e isso significa que nossa dieta costuma ser sacrificada. Estresse e maus hábitos alimentares são fatores que podem prejudicar nosso intestino, ou seja, dificultando-nos ir ao banheiro regularmente.

Os laxantes são frequentemente usados para ajudar na “regularidade” da ida ao banheiro, possibilitando os movimentos intestinais. Tipicamente, as fezes são formadas pela absorção de resíduos, nutrientes indesejados e água dentro do intestino. Em seguida, forma-se uma substância macia, porém sólida que é capaz de passar facilmente pelo trato digestivo. Existem diferentes laxantes disponíveis no mercado para resolver problemas de constipação. A maioria das pessoas opta por comprar estimulantes comuns vendidos em qualquer farmácia.

Esses laxantes trabalham estimulando o revestimento dos intestinos e ativando os músculos do sistema digestivo, além de aumentarem a hidratação das fezes. No entanto, ao longo do tempo, eles podem enfraquecer a capacidade que o corpo tem de fazer isso sozinho, e possivelmente levar a algum nível de “dependência”. Outro perigo é achar que a rapidez do medicamento seja uma maneira fácil de perder calorias.

Cerca de 20 a 28 por cento da população dos EUA sofre de constipação, o que significa que laxantes comuns de farmácia só resolvem o problema temporariamente. A melhor maneira de aliviar a constipação é mudar a dieta: ingerir mais fibras e evitar alimentos inflamatórios, que causam constipação. Comer alimentos que agem como laxantes naturais podem ajudar a evitar o problema. A seguir, listamos 6 alimentos naturalmente laxativos!

Sementes de Chia

Uma fonte rápida e fácil de proteínas, gorduras saudáveis, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes: de cada 28 gramas da semente, 10 são de fibra, de acordo com a Academia de Nutrição e Dietética. Uma pessoa que ingere 2.000 calorias por dia deve ter como objetivo obter 28 gramas de fibra diariamente. O Conselho Nacional de Fibra recomenda uma média de 32 gramas por dia para um corpo saudável.

Fibra é essencial para o corpo equilibrar os níveis de insulina. As sementes de chia podem balancear o açúcar do sangue, por causa de seu índice elevado de fibras e gorduras saudáveis. Além disso, ajudam na sensação de saciedade, uma vez que absorvem uma quantidade significativa de água e se expandem no estômago.

 Figo

A fruta fornece altos níveis de fibra e água, além de antioxidantes, que agem como um anti-inflamatório no sistema digestivo. Comer figos fornece uma dose significativa de fibras que pode ajudar o intestino a funcionar adequadamente. Por exemplo, um único figo seco contém 0,8 grama de fibra. Quatro figos secos fornecem mais fibra do que três ameixas médias, uma maçã pequena ou uma laranja pequena.

Probióticos

Probióticos criam um ambiente saudável na microflora, o que mantém o sistema digestivo livre de problemas como constipação e diarreia. Os alimentos probióticos incluem chucrute ou kimchi – condimento típico da culinária da Coreia, com base em acelga e iogurte probiótico. Um estudo de 2014 descobriu que, em média, os probióticos diminuíram o “tempo de trânsito intestinal” em 12,4 horas, aumentando o número de evacuações semanais em até 1,3, além de contribuir para um menor desconforto ao evacuar.

 Folhas verdes

Folhas verdes são uma excelente fonte de fibras e possuem um elevado teor de magnésio, que por sua vez é um eletrólito que tem a capacidade natural de amolecer fezes e de diminuir a retenção de líquido. Ele também ajuda as fezes a se moverem facilmente, uma vez que é um relaxador muscular natural. Vegetais folhosos como espinafre, alface e repolho são extremamente ricos em fibras, e poderiam ser usados como um remédio natural e saboroso.

Café

A acidez do café ajuda a estimular o cólon, o que ajuda a eliminar os resíduos do corpo. Há cerca de 1.000 compostos encontrados no café, e qualquer um deles ajuda a quebrar proteína de forma mais eficiente, ou a aumentar o nível de colecistocinina e gastrina, que são dois hormônios que ajudam com a digestão dos alimentos.

Kombucha (Camellia sinensis)

Este elixir antigo é o chá adoçado e fermentado da Camellia sinensis, o chá-verde. Ele contém probióticos que ajudam a equilibrar a flora do seu trato digestivo, ajudando a melhorar problemas estomacais e digestivos. Um estudo de 2008 também descobriu a substância pode ajudar a controlar bactérias nocivas.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência