Bebê completa primeiro ano de vida após nascer com o intestino fora do corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Sydney Groves, de Essex, Inglaterra, nasceu com uma condição chamada gastrosquise, um raro defeito na parede abdominal que fez com seu intestino crescesse de forma externa e precisasse ser envolto em plástico.

No entanto, mesmo com uma baixa chance de sobrevivência, ela recentemente completou seu primeiro ano de vida, de acordo com informações do jornal Daily MailO intestino externo de Groves foi embrulhado para que gradualmente pudesse ser colocado para dentro, antes de ser costurado. Foram necessários vários dias até que ela pudesse se alimentar e evacuar normalmente. Neste período, foi alimentada por um tubo através do nariz que ia em direção ao estômago.

bebe-nasce-com-intestino-para-fora-do-corpo

Felizmente, apesar do começo dramático de sua vida, ela completou um ano de idade e, de acordo com a mãe, Fran Groves, de 26 anos, sequer parece ter passado por tantas complicações, pois está perfeitamente saudável. Sydney foi diagnosticada com a condição rara durante um exame na 12ª semana de gestação, em um hospital em Harlow, Essex. A partir de então, a mãe precisou passar por uma série de cuidados, incluindo a realização do acompanhamento em um hospital maior, em Whitechapel, a quilômetros de distância de sua casa.

bebe-nasce-com-intestino-para-fora-do-corpo_1

Foi assustador”, disse ela em entrevista ao Daily Mail. “Disseram na minha primeira consulta que algo não estava certo. Era a última coisa que esperávamos. Disseram-nos era apenas um em cada 3.000 que nascia com esta condição, e já tínhamos muitas preocupações”.

bebe-nasce-com-intestino-para-fora-do-corpo_2

Os pais foram informados de que a gravidez não poderia progredir para além de 37 semanas, de modo que não seria mais seguro para o bebê. Então, em dezembro de 2015, Fran foi internada em um hospital em Londres para realizar o parto induzido. No entanto, Sydney nasceu somente cinco dias depois, por meio de uma cesariana de emergência.

bebe-nasce-com-intestino-para-fora-do-corpo_3

Pesando cerca de dois quilos, Sydney foi imediatamente levada para uma incubadora, onde passaria por uma série de verificações iniciais e cuidados intensivos.

Seu intestino foi firmemente embrulhado em uma película plástica para proteção. Nos dias seguintes, a própria gravidade agiu e empurrou o órgão de volta para dentro do corpo. Então, quatro dias depois, os cirurgiões costuraram a abertura em um procedimento que durou cerca de duas horas.

Internada por mais quatro semanas, a criança conseguiu ganhar peso e pôde ser transferida para um hospital em Essex, até que, em fevereiro de 2016, finalmente foi para casa. De acordo com os pais, Sydney ainda precisa passar por exames a cada seis meses em um hospital de Londres, mas, até o momento, não aconteceram novas complicações.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência