Britânica morre de infecção após arranhar a mão enquanto realizava manutenção do jardim

de Merelyn Cerqueira 0

Lucinda Smith, uma britânica de 43 anos e mãe de dois filhos, procurou ajuda médica poucos dias depois de arranhar as costas da mão enquanto realizava a manutenção em seu jardim.

Três dias depois, os médicos descobriram que ela havia desenvolvido sepse, uma inflamação generalizada potencialmente fatal caracterizada pelo envenenamento sanguíneo. Ela foi colocada em emergência e tratada com antibióticos, mas acabou morrendo dois dias depois, segundo informações do jornal Daily Mail.

britanica-morre-de-infeccao-generalizada-apos-arranhar-mao-em-jardim

Smith decidiu procurar ajuda médica após sentir que o arranhão estava lhe causando dores no ombro. A princípio, o médico lhe receitou um medicamento para aliviar a dor e relaxar os músculos e também recomendou que visitasse um fisioterapeuta. O terapeuta, por sua vez, lhe disse “que voltasse em uma semana ou duas”, porque não poderia tratá-la enquanto ainda estivesse em tal situação crítica. Ela ainda chegou a procurar no mesmo dia ajuda de um quiroprata, para reduzir as dores através da acupuntura.

britanica-morre-de-infeccao-generalizada-apos-arranhar-mao-em-jardim_3

Conforme a condição piorou – seu braço se tornou inchado e vermelho – ela resolveu visitar um serviço de emergência e descobriu através de um simples exame de sangue o caso de Septicemia. Levada às pressas para enfermaria, onde foi medicada com antibióticos intravenosos, logo foi transferida para os cuidados intensivos. No mesmo dia, começou a sofrer de falência múltipla de órgãos, insuficiência renal, cardiovascular e respiratória, até que morreu poucas horas depois.

Para a irmã, Caroline, se Lucinda tivesse passado por um exame de sangue logo no início, o resultado do caso poderia ter sido positivo. Segundo a mãe de Lucinda, Shirley, o médico apenas receitou um antidepressivo, usado como relaxante muscular, e sequer verificou sua pressão arterial.

A sepse é considerada uma condição ameaçadora e pode ser desencadeada por uma simples infecção. Ela faz com que o sistema imunológico do corpo entre em plena capacidade para tentar combatê-la, o que consequentemente reduz o fornecimento de sangue a órgãos vitais. Sem tratamento imediato pode levar à falência múltipla destes órgãos, bem como a morte. Os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças comuns e geralmente incluem febre, frequência cardíaca acelerada e a respiratória reduzida, diminuição significativa da produção de urina, mudança abrupta do estado mental e diminuição do número de plaquetas. 

Pode ocorrer em três fases, a iniciar pela Sepse, progredindo para a forma grave até o Choque Séptico Fatal. Obviamente que o ideal é tratá-la logo no início, a fim preservar as chances de vida do paciente.

[ Daily Mail / Minha Vida ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência