Terrível vídeo mostra mais de 30 vermes parasitas “explodindo” de um grilo

de Merelyn Cerqueira 0

Dentre as “piores maneiras de morrer”, falecer enquanto vermes parasitas saem de seu corpo deve ser uma morte destacada – pelo menos se você é um inseto.  

E foi exatamente isso que aconteceu com um grilo. O momento foi registrado por um pedestre que acidentalmente pisou no inseto e logo viu uma confusão de vermes emergindo de seu corpo. Até o momento não ficou claro onde as imagens foram registradas e qual a espécie dos parasitas. Mas, de acordo com Rhett Jones da Gizmodo, provavelmente, tratam-se dos famosíssimos vermes crina-de-cavalo, do filo Nematomorpha.

Crina-de-cavalo é o nome dado às 351 espécies conhecidas de vermes de água doce que costumam infectar insetos e deixá-los “suicidas”. Tudo começa com pequenas larvas na água que são consumidas por mosquitos. Quando são engolidos por insetos maiores, como grilos e baratas, infectam e controlam os hospedeiros.

Uma vez infiltrados, passam meses dentro do sistema digestivo, onde crescem a partir de uma minúscula larva para algo com, em média, 30 centímetros, de acordo com o parasitologista Ben Hanel, da Universidade do Novo México, EUA. Quando já estão grandes o suficiente, começam um processo de controle do cérebro do hospedeiro a partir de neurotransmissores, e fazem o inseto se matar ao obrigá-lo a mergulhar na água.

Dentro da água, escapam através de buracos no exoesqueleto do inseto e começam o processo de acasalamento, para que as fêmeas depositem os ovos na água e deem início, mais uma vez, ao ciclo de vida dos vermes.

Normalmente, é encontrado apenas um verme dentro dos insetos. Porém, não é incomum que vários surjam e comecem a acasalar mesmo fora da água. O registro feito pelo pedestre em questão mostra cerca de 32 vermes dentro de um único hospedeiro. São considerados vermes parasitoides porque, diferente dos parasitas, matam seus hospedeiros, ao invés de tentar mantê-los vivos pelo máximo de tempo possível.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência