Imagens em alta resolução mostram detalhes dos parasitas que vivem escondidos em nossa casa

de Merelyn Cerqueira 0

Imagens em alta resolução de microrganismos foram reveladas por um cientista britânico. Elas mostram ácaros e outros parasitas que comumente se espreitam nos móveis, tapetes, sofás e jardins de nossas casas.

Registradas a partir de microscopia eletrônica de varredura (MEV), elas revelam como esses minúsculos seres se infiltram em nossas residências a partir de animais de estimação, de acordo com informações do jornal Daily Mail. Os registros foram feitos pelo cientista Steve Gschmeissner, considerado um dos mais importantes microscopistas eletrônicos de varredura do mundo, e o premiado fotógrafo Dennis Kunkel. “Eu, basicamente, olho para qualquer coisa que possa caber em um MEV, mas parasitas são especialmente fascinantes e terríveis”, disse Gschmeissner. “Eu olhei para centenas de espécimes e vermes de sangue (blood worms) que encontrei no fundo aquário dos meus peixes”.

Parasitas são organismos que vivem em conjunto com outra espécie, se alimentando de nutrientes oriundos do hospedeiro. “Usar microscopia eletrônica e métodos de imagens revelam muitas coisas sobre a morfologia de bactérias de interação humana”, disse Kunkel. Os parasitas geralmente são encontrados em jardins, no corpo de cães, gatos, coelhos, sapos, tartarugas, pássaros, insetos e até mesmo humanos. Estão presentes em todo o mundo, e tendem a ser mais prevalentes em regiões quentes e úmidas.

Blood worms – (“vermes de sangue”)

Geralmente vivem em piscinas e águas lamacentas, como lagos de jardins. A hemoglobina em seu corpo ajuda a absorver o oxigênio ao redor. Podem ser encontrados em todo o mundo, mas são extensivamente achados ao longo da costa nordeste dos EUA para uso de isca em atividades de pesca.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_blood-worms

Bicho-de-pé

Vive em jardins e, ao invés de picar, forma um buraco na pele para mastigar a carne circundante e interior. A maioria das pessoas reage às mordidas desenvolvendo manchas vermelhas na pele e prurido, dentro de um período de horas.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_bicho-de-pe

Carrapato

Entram nas casas a partir de animais de estimação e seres humanos. Comem a partir de uma pequena incisão que fazem na pele por meio de duas peças bucais farpadas. Os carrapatos podem carregar as bactérias responsáveis pela Doença de Lyme e são encontrados em diversas regiões do mundo, incluindo Europa e América do Norte.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_carrapato

Ácaro vermelho europeu

Geralmente são encontrados em plantas da casa, e como o próprio nome indica, foi originalmente detectado na Europa, onde é amplamente distribuído e considerado uma praga proeminente há muitas décadas.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_acaro_vermelho-europeu

Tênia

São parasitas que vivem no trato digestivo do hospedeiro, incluindo humanos e animais de estimação. A tênia é comum na Ásia, leste da Austrália, África, Grécia, sul da Espanha, América do Sul, do Norte e Turquia.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_tenia

Ácaro

Os ácaros comuns produzem cerca de 10-20 partículas de resíduos por dia. Seus corpos mortos e fezes podem desencadear respostas alérgicas em algumas pessoas. Acredita-se que o peso médio de um colchão dobre em um período de dez anos devido à infestação de ácaros, bem como o peso do travesseiro, que aumenta 10% em um período de apenas um ano.

imagens-em-alta-ressolucao-mostram-parasitas_acaro

O ciclo de vida do ácaro leva aproximadamente um mês para ser concluído, com as fêmeas botando de um a dois ovos por dia. São melhores ambientados em climas quentes e úmidos, e por isso não sobrevivem quando a umidade do ar fica abaixo dos 50%. As imagens foram ampliadas 200 vezes, e mostram um ovo de ácaro coletado na região de Milton Keynes, no Reino Unido.

Depois de eclodirem, os ovos liberam uma larva de seis patas. Enquanto que o ciclo de um ovo para a fase adulta é de apenas um mês, um ácaro adulto pode viver até mais três.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência