Esta é a razão definitiva pela qual você nunca deve tomar café de estômago vazio!

de Merelyn Cerqueira 0

A maioria dos benefícios do café já é conhecida por nós, consumidores. Ele é capaz de nos manter acordados, prevenir problemas de saúde – como o câncer de cólon – e ainda é uma importante fonte de antioxidantes, segundo informações da bióloga Karlla Patrícia, do Diário de Biologia.

Dessa forma, há que não consiga “funcionar” direito sem antes tomar uma boa dose de café pela manhã. A maioria das pessoas costuma fazer isso de estômago vazio.

Porém, em razão da cafeína, essa é uma maneira rápida de estimular a liberação dos ácidos estomacais. Algo que, a longo prazo, pode levar a uma gastrite crônica, especialmente em quem já sofre com constantes problemas estomacais.

O suco gástrico do nosso estômago é composto principalmente por ácido clorídrico e enzimas, responsáveis pela “quebra” dos alimentos durante a digestão. Assim, quando o café é ingerido nessas condições, o estômago inicia esse processo, mas de forma a causar dificuldades na digestão das proteínas.

Logo, quando não são processadas completamente, essas proteínas podem causar uma série de problemas no trato digestivo, como irritações, inflamação intestinal e inchaço. Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar sinais de desnutrição, descamação da pele, perda da qualidade dos cabelos e inchaço nas pernas. A imunidade também é comprometida, resultando em infecções persistentes.

Segundo um estudo publicado pela New England Journal of Medicine, pesquisadores descobriam que é possível que a cafeína prejudique o funcionamento do esfíncter esofágico inferior (cárdia) e, portanto, pessoas com refluxo ou úlceras não deveriam consumir a bebida.

Quando consumimos café, os níveis de cortisol – o hormônio do estresse – em nosso corpo aumentam quase instantaneamente na corrente sanguínea. Esse hormônio também é responsável por regular nosso relógio biológico, então quando consumimos a bebida em excesso, desejo por açúcar e perturbação nos ciclos do sono também podem ocorrer.

Em suma, se você quiser desfrutar de todos os benefícios do café, ou se o consome apenas por prazer, certifique-se de comer alguma coisa antes de bebê-lo.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência