A matemática explica por que você deveria fazer xixi enquanto toma banho

de Merelyn Cerqueira 0

Se você possui o hábito de urinar durante o banho, seja por alívio, libertação, rebeldia ou descarga de adrenalina, saiba que nesse pequeno momento você está ajudando a salvar o planeta.

Isso porque, matematicamente falando, toda vez que você utiliza a privada, é necessária a descarga. Assim, e dependendo do que você fez, são enviadas quantidades substanciais de água para levar esse conteúdo para o esgoto. E embora em alguns modelos de vasos esse fluxo possa ser interrompido, uma boa quantidade de água ainda é desperdiçada.

Em média, uma privada moderna, de estilo ocidental, utiliza cerca de 6 litros de água. E um adulto, em média, urina cerca de sete vezes a cada 24 horas. Isso significa que, por dia, são utilizados 42 litros de água em descargas. Assumindo essa maneira como padrão, em apenas um ano, uma única pessoa gasta em média, 15.330 litros de água no banheiro.

Nos Estados Unidos há cerca de 319 milhões de pessoas. Assumindo essas mesmas suposições, amplamente precisas, são gastas por ano, 4,9 trilhões de litros de água, apenas na descarga de urinas. Para efeito de comparação, isso é semelhante a dar descarga em 1,97 milhões de piscinas olímpicas por ano.

Diferente disso, se você faz xixi no chuveiro, esses números seriam reduzidos consideravelmente. Supondo que você tome apenas um banho por dia, apenas seis descargas seriam dadas, de acordo com nossa média anterior. Logo, seriam economizados 2.190 litros de água. Expandido novamente para a população norte-americana (tomada como base nestes dados), seriam economizados 699 bilhões de litros de água.

Como sabemos, os recursos hídricos do planeta e abastecimento de água estão rodando em níveis notavelmente baixos, em partes graças ao papel do homem nas mudanças climáticas. Então, em prol de nosso planeta, é extremamente recomendável que você faça xixi no banho. Além disso, não existe a desculpa de que o ralo ficará com cheiro de amônia, pois uma pessoa gasta litros suficientes para levar todos os resíduos de urina embaixo do chuveiro.

[ IFLS ] [ Foto: Reprodução / Água Pede Água ]

Jornal Ciência