Enquanto há quem não tome banho diariamente, algumas pessoas chegam a entrar debaixo do chuveiro várias vezes por dia. Contudo, será que você já parou para pensar se está tomando banho da forma correta?

 

Em um artigo para o jornal inglês Daily Mail, o dermatologista Dr. Derek Chan, que trabalha na clínica Advanced Dermatology & Cosmetic Surgery, com unidades distribuídas por diversas regiões dos EUA, respondeu perguntas relacionadas ao banho.

 

Quantas vezes por dia devemos tomar banho?

Chan recomenda aos seus pacientes que tomem banho pelo menos uma vez ao dia. Para as pessoas com eczema (afecção alérgica, aguda ou crônica) é necessária uma hidratação após sair do chuveiro, porque isso ajuda a pele a reter umidade.

 

O quão quente o chuveiro deve estar?

Água quente pode até ser reconfortante, mas em geral, a morna é a melhor opção. A primeira coisa que pode reduzir a umidade da pele é remover seus lubrificantes naturais.

 

Mais uma vez, pessoas com eczema ou condições semelhantes podem experimentar piora na recorrência de banhos muito quentes. Além disso, a temperatura da água acima de 49°C, em um banho de apenas cinco minutos, pode resultar em queimaduras de terceiro grau, e por isso é importante reduzi-la. Uma temperatura de 43°C ou inferior é geralmente a recomendada.

 

Como devemos lavar o cabelo?

Você pode deixar a maioria dos shampoos no couro cabeludo por cerca de dois a três minutos. Para as versões medicinais, como os shampoos usados para a caspa, o especialista sugere que o produto fique no couro cabeludo entre três e cinco minutos.

 

Um erro muito comum é deixar de esfregar o couro cabeludo. Os produtos medicinais, por exemplo, pedem necessariamente que esta região seja coberta, para que eles tenham condições suficientes de trabalhar. 

 

Sabonetes e géis de banho

A menos que você tenha pele sensível, a escolha aqui é unicamente pessoal. Algumas pessoas o fazem pela preferência de cheiros, ou por que estão dispostas a pagar mais do que o proposto nas barras comuns de sabonete. No entanto, se você tem pele sensível, é importante que prefira sabonetes mais suaves, próprios para esta condição.

 

Esfoliação

A pele é capaz de se renovar como parte natural de sua rotina de manutenção. No entanto, às vezes, a esfoliação pode ajudar a combater a acne e cravos. Assim, a esfoliação suave na face, cerca de uma ou duas vezes por semana, pode ser muito útil. Esfoliar a pele agressivamente, por sua vez, pode remover boa parte de suas umidade natural e proteção, deixando-a áspera, seca, propensa ao desenvolvimento de eczema e infecções.

 

Para a acne, o dermatologista também recomenda o procedimento de peeling, convencional ou químico, que remove as camadas danificadas da pele e promove o crescimento de uma nova. Em um adendo, ele ainda enfatiza não devemos espremer espinhas, porque a ação pode deixar cicatrizes.

 

Como secar o corpo?

Basicamente, o especialista recomenda que você gentilmente passe a toalha sobre ele após o banho.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Jornal Ciência ]

Jornal Ciência