Banho quente pode queimar tantas calorias quanto caminhar por 30 minutos, sugerem pesquisadores

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, sugeriram que tomar um banho quente na banheira pode promover benefícios semelhantes à prática de exercícios.

Conforme reportado pelo site Mundo Boa Forma, os pesquisadores consideram que o “aquecimento passivo” do corpo promovido pelo banho pode ter um efeito positivo sobre o controle de açúcar no sangue – que é um bom indicador da aptidão metabólica geral – e queima de calorias.

O estudo conduzido pelo pesquisador Dr. Steve Faulkner reuniu 14 homens que participariam de dois testes projetados para elevar sua temperatura corporal.

O primeiro pedia que os voluntários pedalassem em bicicletas por cerca de uma hora. Já no segundo, deveriam relaxar em banheiras a temperaturas de 40° C também por um período de uma hora.

O objetivo dos pesquisadores era estudar quantas calorias seriam queimadas em cada um dos testes. Embora o teste de pedaladas tenha promovido uma queima maior de calorias, a surpresa foi que o banho quente poderia ser tão eficaz quanto uma caminhada de 30 minutos, uma que conseguiu queimar cerca de 130 calorias.

“A resposta do açúcar no sangue a ambas as condições foi semelhante, mas o pico de açúcar depois de comer foi cerca de 10% menor quando os participantes tomaram um banho quente em comparação a quando eles se exercitaram”, explicou Dr. Faulkener.

Ainda segundo ele, o aquecimento passivo promovido pelo banho quente também pode ser útil para reduzir condições crônicas como alguns tipos de inflamações e diabetes do tipo 2.

Este, no entanto, não é o primeiro estudo a sugerir que o aquecimento passivo pode trazer benefícios para a saúde.

Em 2015, um estudo finlandês sugeriu que utilizar sauna com frequência pode reduzir o risco de ataques cardíacos e acidente vascular em homens.

A mesma ideia foi apoiada em outro estudo feito pela Universidade de Oregon (EUA), que sugeriu que banhos quentes podem baixar a pressão arterial.

“Uma caminhada de 30 minutos queima quase nada, então em termos de resultados apenas tomar um banho quente todos os dias está longe de ser o suficiente para ajudar com a perda de peso e definitivamente não queima tanto quanto uma corrida”, disse Rob Leiby, personal trainer da academia Virgin Active.

Fonte: Mundo Boa Forma / The Indian Express  / Daily Star Foto: Reprodução / Mundo Boa Forma

Jornal Ciência