Veja por que os dedos ficam enrugados quando estão molhados

de Gustavo Teixera 0

Acredite ou não, mas até agora a comunidade científica estava intrigada por que nossos dedos ficam enrugados quando estão molhados.

 

Mas agora, testes de laboratório confirmaram a teoria de que o fenômeno pode ter uma função evolutiva: melhorar a aderência em objetos molhados, já que a água pode ser canalizada de forma semelhante à forma como os pneus de carro funcionam.

 

Pensava-se que o enrugamento fosse resultado da água saturando a pele. Mas na verdade, é produto da contração dos vasos sanguíneos abaixo da pele. No novo estudo, pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, pediram aos voluntários que pegassem objetos molhados ou secos, incluindo mármores de diferentes tamanhos, com mãos secas ou com os dedos enrugados após 30 minutos de imersão.

 

Os voluntários foram mais rápidos em pegar mármores molhados com dedos enrugados do que com os dedos secos. Tom Smulders, biólogo evolucionário coautor do artigo, disse: “dedos enrugados poderiam ter ajudado nossos antepassados a coletar alimentos na vegetação úmida ou em córregos”. Portanto, da próxima vez que seus dedos ficarem enrugados após o banho, lembre-se de que esse é o motivo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Econet ]

Jornal Ciência