Quantas vezes você pode usar a mesma toalha de banho?

de Gustavo Teixera 0

Todos os dias, tomamos banho, uma ou mais vezes, e usamos nossa toalha após cada ducha. Sem nenhuma surpresa, conforme a usamos, ela vai ficando cada vez mais suja.

Quando você se seca, a toalha torna-se um terreno fértil para bactérias, fungos, células epiteliais, secreções salivares, anais e urinárias, dentre outros muitos germes persistentes que seu banheiro pode ter e passam para sua toalha. Enquanto grande parte desses micróbios não é capaz de causar dano, pois a maioria deles provavelmente veio do seu próprio corpo, eles estão lá, e se multiplicam rapidamente.

Então, quantas vezes você pode usar sua toalha antes de lavá-la?

“Se você puder secá-la completamente, não mais do que três vezes, no máximo”, disse Philip Tierno, microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, ao site Tech Insider. Isso se você garantir que está pendurado a toalha em um lugar arejado e sem umidade para que ela possa secar.

“Se há cheiro na toalha, ou onde quer que haja odor, há micróbios que crescem e a toalha deve ser lavada”, disse Tierno. As toalhas servem como substrato ideal para germes, porque contêm muitos dos requisitos para a vida microbiana: água, temperaturas quentes, oxigênio, alimentos e pH neutro. O corpo humano fornece essas condições ideais, razão pela qual todo o nosso corpo está coberto de micróbios por dentro e por fora.

Quando você tem umidade, micróbios e outras secreções – como detritos celulares – ficam depositados na toalha. Seus detritos e afins servem como alimento para os micróbios, e a umidade fornece água a um pH neutro. É difícil dizer se os micróbios que crescem em sua toalha são prejudiciais, uma vez que a maioria dos germes em nossas casas não são perigosos, segundo Tierno.

Mas se você compartilhar sua toalha com os outros, pode entrar em contato com organismos com que seu corpo não está acostumado, como Staphylococcus aureus, que podem causar até mesmo uma infecção. “A ideia é ser prudente e estar consciente”, disse Tierno. Principalmente, cientes de que toalhas ficam nojentas. E que, provavelmente, não as lavamos o suficiente.

Este artigo foi originalmente publicado pela Business Insider.

[ Science Alert / Business Insider ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência