Vídeo registra improvável amizade entre urso-polar e cão

de Merelyn Cerqueira 0

A cena surpreendente foi filmada em Manitoba, Canadá, pelo guia turístico David De Meulles, e mostra o momento em que um uso-polar selvagem é visto acariciando um cão de trenó.

Embora os ursos desta espécie cheguem a pesar de 130 a 450 quilos, podendo matar facilmente o cão em questão, este, por ser criado ao ar livre raramente tem medo de animais selvagens. No entanto, ver o urso agindo como um ser humano foi uma surpresa, segundo informações do jornal Daily Mail.

amizade-urso-e-cachorro_01

No momento, o guia levava turistas para observarem os ursos polares, quando se depararam com raros cães de trenó, adaptados para o frio, acorrentados dentro da propriedade de um criador local chamado Brian Ladoon.

amizade-urso-e-cachorro_01-03

“Eu não tinha ideia do que ia acontecer, e então ele começou a acariciar o cão, agiu como se fosse um amigo”, disse De Meulles à CBC, acrescentando que teria registrado um acontecimento histórico.

No vídeo, o urso primeiramente é visto se erguendo sobre o animal acorrentado, que repousa placidamente. Depois, o gigante o alcança com uma de suas patas e desajeitadamente esfrega ela sobre a cabeça do animal repetidas vezes, acariciando-o. Neste ponto, o cachorro começa a andar e força o urso a recuar.

“Eu sabia que os ursos tinham um comportamento amigável com os cães, mas ver um comportamento semelhante ao dos humanos é uma surpresa”, disse De Meulles. “Foi um belo acontecimento e eu simplesmente não podia acreditar que um animal tão grande pudesse demonstrar esse tipo de compaixão por outro”.

Em entrevista à CBC o guia disse que os cães, adaptados para viverem no frio, veem a regiões de temperaturas mais baixas como verdadeiros “paraísos” e raramente são incomodados por predadores, exceto pelo ataque ocasional de lobos. Tratam-se de cães primitivos e sem medos, capazes de manter os ursos mais desagradáveis em seus devidos lugares, embora o vídeo comprove que, em algumas ocasiões, uma amizade improvável pode acontecer.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Youtube ] 

Jornal Ciência