Um professor de ciências chamado Jacob Strickling resolveu fazer um experimento com sua turma de alunos na Green Point Christian College, em Nova Gales do Sul, Austrália.
Após evaporar uma garrafa de 600 ml de um refrigerante comprado na cantina da escola, mostrou aos alunos que estes estariam consumindo cerca de 50 gramas de açúcar. Todo o experimento foi registrado em um vídeo.
As imagens mostram o professor despejando todo o conteúdo de uma bebida chamada Berts Creaming Soda dentro de um vidro. Em seguida, aqueceu-a por duas horas até o ponto de evaporação, com a ajuda de um bico de Bunsen. A bebida, que era vermelha vibrante, se transforma em um material espesso e escuro, que borbulha como se fosse lava.
Uma vez que o fogo é apagado, o que resta é uma quantidade impressionante de açúcar carbonizado. “Usando os pesos de antes e depois, eu pude determinar que havia pelo menos 50 gramas de açúcar na bebida de 600 ml“, disse o professor Strickling em entrevista.
Para colocar a ideia em perspectiva, ele pesou 50 gramas de açúcar refinado e colocou dentro da garrafa de refrigerante para mostrar o quanto estava sendo consumido. Segundo ele, a ideia por trás do experimento era conscientizar os pais sobre a quantidade de açúcar que existe nas bebidas gasosas vendidas nas escolas – muitas vezes mascarada, já que as pessoas não têm a real noção do que significa 50 gramas.
Veja a quantidade de açúcar nos refrigerantes mais populares do mundo, segundo a Rethink Sugary Drink:
Coca-Cola (600ml): 63,6 g
Sprite (600ml): 51,6 g
Fanta (600ml): 65,4 g
V Energy Drink (500 ml): 53 g
[ Fonte: Daily Mail ]
[ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]