Variedade de bactérias no trato digestivo está diminuindo devido aos avanços da modernidade

de Gustavo Teixera 0

Avanços da humanidade ajudam a melhorar a qualidade de vida. O saneamento básico e o desenvolvimento da Medicina ajudaram a aumentar a longevidade e diminuíram os riscos à saúde.

 

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Alberta, no Canadá, fez a comparação de amostra de fezes de cidadãos norte-americanos e habitantes de Papua-Nova Guiné, um dos países menos desenvolvidos atualmente. O resultado da pesquisa mostrou que os norte-americanos possuem 50 tipos de bactérias a menos no sistema digestivo do que as pessoas de Papua-Nova Guiné.

 

Isso mostra que a alimentação em países desenvolvidos está diretamente ligada ao equilíbrio do microbioma digestivo. Fatores como saneamento básico, presença de antibióticos e conservantes nos alimentos podem explicar essa diferença.

 

Mas uma das hipóteses apontadas pelo estudo é que algumas doenças crônicas relacionadas à alimentação possam estar ligadas a essas alterações do microbioma digestivo. Enfermidades como diabetes tipo 2 e obesidade praticamente não existem em Papua-Nova Guiné, por outro lado, algumas infecções só existem por lá, e a expectativa de vida é menor do que alguns países desenvolvidos.

 

Pode-se dizer que os avanços da modernidade trouxeram alguns benefícios, mas é necessário saber também o que pode ser nocivo à saúde dos seres humanos. Dessa forma, poderemos reduzir esses problemas ou combatê-los, melhorando ainda mais nosso bem-estar.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução/ Pixabay ]

Jornal Ciência