Você trocaria seu sabonete por um COM bactérias? Descubra a ciência por trás dessa ideia!

de Redação Jornal Ciência 0

David Whitlock, um engenheiro químico do MIT, criou o primeiro produto cosmético com base em bactérias vivas.

Em um mundo em que “mata 99,9% dos vírus e bactérias” é um dos slogans mais comuns da indústria de higiene, a empresa sugere o uso de um produto cheio de bactérias para diminuir a nossa dependência de sabonetes e outros produtos similares.

A ideia surgiu na década de 1990, quando uma professora pediu a Whitlock para explicar por que os cavalos gostam de chafurdar na terra. Ele não teve respostas, mas quis impressioná-la e passou a pensar sobre o assunto.

sabonete-com-bacterias_01

Whitlock concluiu que, se os cavalos evoluíram para adquirir esse comportamento, algum benefício deveria existir. Após anos de testes, essa ideia se tornou uma empresa na qual os produtos estão crescendo em popularidade.

Cultura orgânica

Não há muito tempo atrás, o consumo dos alimentos orgânicos era considerado extremista“, diz David Finkel, um investidor na empresa. “Hoje em dia, se você não alimenta seu filho com orgânicos, você é considerado um péssimo pai.”

Apesar de algumas das principais empresas do setor explorarem os benefícios das bactérias para os cuidados com a pele, a maioria dos produtos de Whitlock contém substâncias que matam esses organismos.

sabonete-com-bacterias_02

As compras explodiram quando uma das primeiras pessoas a experimentar o produto foi a jornalista Julia Scott. Depois disso, ela escreveu um artigo no The New York Times sobre sua experiência.

O produto contém bactérias oxidantes de amônia (conhecidos como AOB, por sua sigla em inglês), que transforma a amônia e a ureia do suor, a qual tem efeitos abrasivos sobre a pele, em nitrito e óxido nítrico. Essas últimas substâncias combatem a maioria das bactérias “ruins” da pele e têm propriedades anti-inflamatórias. A empresa diz que essas bactérias não são prejudiciais, mesmo se forem ingeridas.

O próprio Whitlock é a prova dos efeitos do seu novo produto. Embora tenha tomado atitudes um pouco extremas, decidiu suspender o sabonete e está há, aproximadamente, 12 anos sem tomar banho da forma convencional. Não parece muito higiênico, mas, de acordo com ele, mesmo os sabonetes naturais matam as “boas” bactérias que vivem em nossa pele. Aparentemente, sua pele parece perfeita e até mesmo possui um odor agradável. E então, você também gostaria de experimentar?

[ The New York Times ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência