Uma mulher pode engravidar durante o período menstrual?

de Merelyn Cerqueira 0

A menstruação nada mais é do que a descamação da parede interna do útero (endométrio), como resultado de um preparo que o organismo feminino faz para receber uma gravidez que, para todos os efeitos, não aconteceu.

Embora muita gente tenha aprendido sobre o assunto durante as aulas de biologia no ensino fundamental, é comum que algumas dúvidas voltem a pairar na cabeça, como por exemplo: será que uma mulher pode engravidar durante o período menstrual?

Basicamente, embora seja algo muito difícil e raro, devido as condições pouco favoráveis, isso pode acontecer, segundo informações do Diário de Biologia.

Para que esse tipo de gravidez ocorra, é necessária uma situação que envolve um ciclo menstrual de duração curta – pois assim a data de ovulação ficará bem próxima do início da menstruação –  ou um ciclo extremamente longo.

No ciclo menstrual regular, que dura 28 dias, o óvulo amadurece entre os 12º e 16º dia, quando é liberado. Ele pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas e só pode ser fecundado se um espermatozoide estiver no local durante o mesmo intervalo.

No momento em que a mulher menstrua, um outro óvulo já está sendo preparado pelo seu corpo para dar início a um novo ciclo.

No entanto, para as mulheres com ciclos mais curtos, de 22 dias por exemplo, é possível ovular poucos dias após o início da menstruação. Considere que um espermatozoide saudável pode sobreviver até três dias dentro do corpo da mulher e, portanto, teoricamente é possível que ele encontre um óvulo maduro.

Para efeito de compreensão, se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações no dia 7º, quando ainda estava sangrando, e no 10º dia ovulou, o espermatozoide sobrevivente pode fecundar o óvulo e então, ela terá engravidado menstruada, afirma a doutora em biologia Karlla Patrícia.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência