TOP 10 soluções caseiras para acabar com a tosse

de Merelyn Cerqueira 0

A tosse ocorre quando vírus, bactéria, poeira, pólen ou outras substâncias irritam as terminações nervosas das nossas vias aéreas, localizadas entre a garganta e o pulmão. No entanto, a tosse é resultado de um valente esforço que o corpo faz para tentar limpar essas passagens e pode atingir uma velocidade de até 90km/h.

 

Entre algumas curiosidades relacionadas à tosse, é que a ela pode produzir, em média, uma quantidade de ar suficiente para encher três quartos de uma garrafa pet de dois litros e pode liberar cerca de 3 mil gotículas de saliva, pulverizando quem estiver perto do fluxo. Enquanto que uma tosse crônica possa ser sinal de alguma doença grave, a maioria das pessoas considera a situação mais como um aborrecimento do que questão de saúde.

 

Sendo assim, separamos 10 soluções naturais que você pode fazer em casa para acabar com esse mal, ao invés de sair por aí tomando todos os remédios que encontrar. Contudo, lembramos que para todos os casos é sempre necessário (e extremamente importante) um diagnóstico médico sobre a situação e gravidade da tosse.

 

1 – Xarope caseiro feito com mel

Evidências científicas já comprovaram que o mel natural pode ser eficaz no tratamento de tosses e dores de garganta. A dica aqui é tomá-lo puro ou misturá-lo com óleo de coco e suco de limão para garantir benefícios extras. Além disso, ainda existe a velha receita da vovó: uma pequena dose de uísque com mel antes de dormir para garantir o alívio no dia seguinte.

 

 2 – Chá de tomilho

Na Alemanha, o tomilho é um tratamento oficialmente aprovado para o alívio de tosses, infecções no trato respiratório superior e bronquites. São necessárias apenas duas colheres de folhas de tomilho em um copo de água fervidas por 10 minutos e depois coadas. Você pode acrescentar mel e limão para melhorar o sabor. Além de aliviar a tosse, ele também funciona como calmante.

 

tossir3 – Banho quente

Experimente colocar o chuveiro na temperatura máxima e fechar janelas e portas. O vapor pode ser o maior inimigo de uma tosse, e, portanto, o seu melhor amigo. Ele é capaz de acalmar as vias aéreas e aliviar a congestão nasal, facilitando a expulsão do muco localizado na garganta e pulmões. No entanto, em casos de pessoas com asma, é importante saber que o vapor pode agravar a tosse, tornando esse método ineficaz e até perigoso.

 

4 – Chá de pimenta-do-reino e mel

Para o caso de tosse úmida, você pode tentar essa receita de pimenta do reino e mel. A pimenta estimula a circulação do muco e o mel é um apaziguador natural de tosse. Para ter os benefícios, coloque uma colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora e duas colheres de sopa de mel em uma xícara de água fervida. Cubra, deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba.  

 

5 – Hidratar-se

Beber muito líquido pode ser útil para a acabar com a tosse. Os fluídos ajudam a diminuir o muco e a coriza, mantendo as membranas úmidas, o que reduz a necessidade de tossir.

6 – Balas refrescantes

O mentol presente em várias balas refrescantes pode anestesiar a parte de cima da garganta, o que ajuda a controlar o reflexo da tosse.

 

7 – Chupar limão

Pode ser um método meio difícil, mas esse popular remédio feito com sal e pimenta é muito eficaz para o alívio da tosse. Outra opção é preparar uma limonada amanteigada quente e acrescentar uma boa quantidade de mel.

 

8 – Chás comerciais

A maioria das lojas de alimentos saudáveis e naturais tem uma grande variedade de chás para qualquer tipo de necessidade. Algumas marcas mais tradicionais – entre elas a Tradicional Medicinals, que já é um pouco mais difícil de encontrar nos mercados – possuem chás eficazes feitos com ervas orgânicas que podem ajudar a combater a tosse. Sendo assim, vale consultar o vendedor para achar um produto eficaz.

 

9 –  Alcaçuz

Também conhecido como licorice ou regaliz, esse doce é feito a partir da raiz de alcaçuz e tem sido muito utilizado para tratamento de tosses. Essa raiz – ou o doce feito a partir dela – pode ajudar a acalmar uma garganta irritada e aliviar a tosse. A dica aqui é acrescentar 30 gramas de licorice (só os que realmente contenham raízes de alcaçuz) a um litro de água fervente, deixando descansar por 24 horas. Após isso, é só saborear o “medicamento” conforme o necessário.

 

10 – Gengibre

O gengibre possui uma variedade de utilidades e é muito utilizado desde os tempos mais antigos. Os praticantes da medicina oriental, comumente, prescrevem gengibre para tratar gripes e resfriados, porque essa especiaria possui capacidades anti-histamínicas e descongestionantes.

 

Sendo assim você pode adicionar 12 fatias de gengibre fresco em uma panela com três copos de água. Deixe que ele cozinhe por 20 minutos e tire do fogo para coar. Antes de servir, adicione uma colher de sopa de mel e sumo de limão. Se ficar muito forte, basta adicionar água.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia / Flickr ]

Jornal Ciência