Medicamento utilizado para controlar hipertensão é feito de veneno de cobra

de Gustavo Teixera 0

O medicamento Captopril, ou Capoten, que combate e controla a hipertensão é feito com uma substância encontrada no veneno da jararaca brasileira, e desde de da década de 1970, é o medicamento mais vendido no mundo para o controle da pressão alta.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

 

Outros dois medicamentos, Eptifibatide e Tirofiban são produzidos utilizando os venenos da cascavel-anã e da víbora Echis carinatus. Esses medicamentos são utilizando desde da década de 1990 para tratar a doença de angina e outras doenças cardíacas. 

bothrops_neuwiedi

O médico e farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, na década de 1960 isolou o veneno da jararaca-da-mata e seu princípio ativo intensificou a resposta à bradicinina, um hormônio do grupo das Cininas com atividade fisiológica natural no ser humano. Essa substância foi capaz de inibir os agentes que elevam a pressão arterial, chamados de angiotensina, e ao mesmo prolongaram o efeito da bradicinina, que mantém a pressão baixa.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência