O que pode acontecer se você tomar um remédio vencido?

de Gustavo Teixera 0

No Brasil, uma pesquisa revelou que 14 mil remédios vencem todo o ano e não existe nenhuma lei sobre o descarte correto desses medicamentos vencidos.

 

O descarte irregular de medicamentos vencidos prejudica o solo, contamina o lençol freático e podem ir parar em rios, fazendo com que bactérias fiquem mais resistentes, e isso pode prejudicar o meio ambiente e a saúde dos seres humanos. Muitas vezes, os medicamentos que as pessoas utilizam acabando ficando guardados até o prazo de validade ser ultrapassado. Mas, o que acontece se alguém tomar esse medicamento vencido?

 

Tomar medicamentos vencidos pode causar alergia, intoxicação e em casos mais graves, a morte. Por isso é essencial que as pessoas prestem atenção na data de validade dos remédios em casa.

 

Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar. Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doença do coração, o problema vai progredir e o paciente pode enfartar, por exemplo”, disse Thiago Ribeiro, clínico geral e chefe do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas. Além desses sintomas, a ingestão de remédio vencido pode causar náuseas, lesões no estômago, úlceras e choque anafilático. Se o remédio em questão for uma pomada, machas podem aparecer na pele.

 

O prazo de validade é a data limite até a qual a indústria garante a qualidade de todos os produtos usados na fabricação do remédio e a eficiência dele. Mesmo que o princípio ativo continue bom, outro componente pode se desestabilizar após essa data e fazer mal à saúde”, disse Adriana Martins Dias, farmacêutica coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, no Rio de Janeiro.

 

Confira essa imagem com dicas de como armazenar os remédios:

remedio-vencido

[ Fonte: Farmacêutico Digital / About Me ]

[ Foto: Reprodução / Farmacêutico Digital ]

Jornal Ciência