Conheça 8 benefícios surpreendentes do ginseng

de Merelyn Cerqueira 0

Você já pode ter ouvido falar por aí que o ginseng é um ingrediente de inúmeras bebidas energéticas que melhoram o desempenho físico. No entanto, essa raiz misteriosa cultivada no Leste da Ásia (ginseng asiático) e América do Norte (ginseng americano), pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Até mesmo a medicina chinesa enfatiza a importância do ginseng para o equilíbrio entre as polaridades “Yin & Yang”, que de acordo com eles, tratam-se de duas forças antagônicas essenciais para todo os aspectos e fenômenos da vida.

Confira abaixo oito usos surpreendestes dessa planta que é pouco conhecida por muita gente, mas que foi relatada como benéfica em uma escala mundial e por centenas de anos.

1 – Aumenta a energia mental e física

O benefício mais divulgado. O ginseng é muito útil quando o assunto é aumentar a energia do corpo. Durante anos ele foi usado em bebidas energéticas, suplementos, chás e afins, para aumentar o desempenho físico. A comunidade científica ainda está um pouco dividida sobre essa questão, porém, as provas são difíceis de ignorar.

Afinal, muitos atletas têm usado o ginseng com sucesso para ganhar vantagem durante competições intensas. Além disso, em um estudo realizado pela Mayo Clinic, foi descoberto que a raiz pode ser muito eficiente para ajudar na fadiga extrema sentida por pacientes com câncer.

2 – Melhora a função cognitiva

Diversos casos relatados já mostraram a eficácia da planta no aumento da capacidade mental. Em um estudo realizado pela Faculdade de Medicina na Universidade de Nantong, na China, pesquisadores sugeriram que o ginseng “parece ter alguns efeitos benéficos sobre a função cognitiva, comportamento e qualidade de vida”. Em outro estudo, publicado no Journal of Dairy Science, cientistas afirmaram que “beber de 150 a 300 ml de leite enriquecido com ginseng poderia proporcionar uma melhora das funções cognitivas”.

 3 – Pode ajudar a tratar e reduzir os sintomas da Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Umas das vantagens mais surpreendentes do ginseng está associada ao tratamento de TDAH. De acordo com relatos, muitas pessoas alegaram que a planta ajudou a aliviar os sintomas da condição em crianças e adolescentes. Esses resultados promissores foram documentados em um estudo coreano que pesquisava os benefícios do ginseng vermelho. Sendo assim, se houvesse mais estudos que pudessem comprovar a relação entre a raiz e o TDAH, essa implicação seria profunda.

4 – Combate a gripe

O consumo regular de ginseng tem sido cientificamente ligado à prevenção e tratamento da gripe. Em um estudo publicado pelo International Journal of Molecular Medicine, cientistas afirmaram ter encontrado motivos razoáveis para que o ginseng fosse usado no tratamento e prevenção da gripe.

5 – Reduz o risco de câncer

O ginseng americano foi associado à redução do risco de câncer, particularmente o colorretal, quando consumido regularmente. Isso de acordo com estudos de caso experimentais realizados por cientistas asiáticos. Contudo, de acordo com a American Cancer Society, ainda são necessários mais ensaios clínicos para determinar a eficácia.

6 – Melhora o sistema imunológico

Ao longo da vida, nosso sistema imunológico tem períodos de altos e baixos, em parte por causa das mudanças em nosso estilo de vida. Felizmente, muitos estudos experimentais têm mostrado que o ginseng americano pode reforçar e melhorar a eficácia do nosso sistema imunológico. Então, se você estiver doente, precisando de uma rápida recuperação, essa raiz pode ser um suplemento natural altamente benéfico.

7 – Previne diabetes

Ele pode reduzir a resposta da insulina no corpo. De acordo com estudos realizados, evidências da redução do açúcar no sangue foram observadas através do consumo de ginseng vermelho. Sendo assim, a planta poderia ser altamente benéfica também para os portadores de diabetes tipo 2, pois é capaz de regular as taxas de insulina e glicose.

8 – Diminui os efeitos da disfunção erétil

Homens que sofrem com a disfunção erétil geralmente estão sujeitos a quadros de estresse mental sem precedentes. De acordo com um estudo coreano realizado em 2002, 60% dos homens que tomaram regularmente suplementos de ginseng relataram uma significativa melhora na disfunção erétil.

Da mesma forma, uma publicação britânica descobriu que o ginseng vermelho é muito eficaz para o tratamento da condição. Sendo assim, o ginseng pode ser um remédio natural muito promissor tratar os sintomas e diminuir os efeitos da frustrante disfunção.

[ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência