Aprenda a fazer testes caseiros de gravidez usando técnicas antigas

de Merelyn Cerqueira 0

Há aproximadamente 1.350 a.C, os antigos egípcios já recorriam a técnicas caseiras para verificar a gravidez de uma mulher.

Os testes consistiam em fazer com que elas urinassem em grãos de trigo ou cevada, que, se florescessem eram creditados como um sinal positivo de que um bebê estava a caminho.

Mais para frente, nos anos 60, um grupo de pesquisadores decidiu testar a veracidade desse teste milenar, e constataram uma eficácia de cerca de 70%. Um fato que surpreendeu os cientistas foi a ideia de que esses povos já eram capazes de associar a urina a evidência de gravidez.

Contudo, atualmente, podemos contar com os seguros testes laboratoriais que medem a presença do hormônio hCG no sangue, além dos testes de farmácia. Logo, apesar de não serem 100% confiáveis, os testes caseiros e naturais podem, de fato funcionar, mas não devem ser considerados como “prova irrefutável” de gravidez. Confira abaixo alguns métodos utilizados:

1 – Vinagre

Considerado simples, este método visa misturar uma pequena porção de urina com vinagre. Para isso, basta utilizar um copo de plástico, um palito de madeira, a amostra de urina e duas colheres do produto culinário.

Com ajuda do palito de madeira, usado para que não haja variação na oxidação, você consegue verificar o resultado. O sinal positivo para gravidez acontece apenas se ele mudar cor.

2 – Água sanitária

Semelhante ao do vinagre, esse teste consiste em misturar a urina com a água sanitária comumente utilizada na limpeza. Caso a solução borbulhe e mude a cor, este será um sinal positivo de gravidez.

3 – Pasta de dente

Para esse, você precisará misturar em um copo transparente uma amostra de urina e um pouco de pasta de dente branca, sem corantes. Logo, se a solução se mostrar azulada e espumante, também indicará a incidência de gravidez.

[ MD Saúde ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência