Parente de parasita “comedor de carne” é descoberto na Austrália

de Merelyn Cerqueira 0

Em um estudo publicado recentemente na revista PLOS Neglected Tropical Diseases, pesquisadores na Austrália relataram a descoberta de uma nova espécie de parasita que compartilha um ancestral evolutivo com um grupo de vermes carnívoros, de acordo com informações da Science Alert.

 

Chamado de Zelonia australiensis, ele foi descoberto em uma espécie de mosca australiana que pica apenas mamíferos – incluindo seres humanos. Segundo o pesquisador responsável pela descoberta, Joel Barratt, um especialista em parasitas pela Universidade de Tecnologia de Sidney (UTS), embora a espécie em questão não se alimente de carne, o estudo sugere que os cientistas precisem estar mais conscientes sobre doenças tropicais similares que aparecerem na região.

 

O estudo fornece pistas sobre o que esses parasitas são capazes. Eles invadiram novas terras no passado e se adaptaram a novas espécies”, disse. “Isso leva a uma pergunta importante: será que as atividades humanas fornecem uma crescente oportunidade para que espécies do tipo tomem lugar em solo australiano? Sabemos que isso ocorreu com outros parasitas em vários lugares. A propagação da Malária para Europa e Américas é um excelente exemplo”.

 

A descoberta vem em meio a um aumento de casos deLeishmaniose, causada por parasitas do gênero Leishmania, nas últimas décadas. “Com o aumento do turismo internacional e migração de refugiados de regiões endêmicas, a Leishmaniose emergiu como uma infecção cada vez mais importada na Austrália”, disse Damien Stark,pesquisador pelo Hospital São Vicente.

 

Para os pesquisadores, a compreensão do novo parasita, incluindo sua evolução como um todo, pode fornecer mais informações sobre o gênero Leishmania. “Entender essas relações evolutivas nos ajuda a esclarecer os eventos que levaram esses parasitas a passarem de infectar apenas insetos para eventualmente infectar humanos”, disse Barratt, acrescentando que também poderia ajudar a mitigar riscos futuros.

 

Segundo eles, a Austrália não está preparada para lidar com um surto de doenças tropicais, como Dengue, Zika, Chikungunya, Ebola e afins. Parte da solução seria criar uma versão australiana de Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), como o que existe nos EUA. Em 2013, a mesma recomendação foi apresentada em um comitê, alertando que a falta de ação no país é preocupante.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência