“Pânico cabeludo” está causando grande desconforto aos moradores de uma pequena cidade australiana

de Merelyn Cerqueira 0

Quando se trata fenômenos naturais estranhos envolvendo a fauna e flora – chuvas de aranha, tornados de fogo, árvores diferentes, bichos bizarros ou sumidouros gigantes que engolem praias inteiras – somos levados a crer que estamos falando da Austrália.

Certamente o lugar não é um destino turístico recomendado para os fracos de coração. Além disso, um novo fenômeno curioso pode ser acrescentado à lista: uma palha selvagem gigante que está encobrindo casas de uma pequena cidade chamada Wangaratta.

panico-peludo-palha_01

Uma palha chamada de “pânico cabeludo” (hairy panic) cresce por toda a Austrália somente na estação mais quente do ano e tem curta duração. Porém, agora a palha, que é bem parecida com o feno, está saindo de controle devido ao clima seco – e ao descuido de um dos fazendeiros locais, que não foi capaz de controlar o crescimento da tal grama – e se espalhando por toda vizinhança.

Obviamente o caso está chateando os moradores locais, que afirmam que no começo até tinha um pouco de graça, pois a palha voava e era leve como a neve. No entanto, agora a infestação é tão grande que eles não podem usar a porta da frente de suas casas. “Não é mais engraçado”, um deles relatou. A grama seca não faz nenhum mal para a saúde, porém pode ser muito desgastante para os moradores, que precisam de tempo e paciência para removê-la de suas casas.

O pânico cabeludo pode ser fatal para os animais quando ainda está verde. Particularmente as ovelhas, quando se alimentam dessa planta, podem desenvolver uma condição chamada “cabeça grande amarela”, que pode levar à morte. Sendo assim, as autoridades precisaram se manifestar sobre a ocorrência do fenômeno, porém, disseram que nada poderia ser feito para ajudar, porque a grama supostamente não representa ameaça grave de incêndio.

panico-peludo-palha_02

Eles recomendaram aos moradores que pulverizassem o feno com água a fim de compactá-lo até que uma medida mais eficaz seja elaborada. No entanto, agora Wagaratta vai ficar para sempre conhecida como a cidade do “Grande ataque do pânico cabeludo”.

 

[ BBC / MNN / Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência