Mulher diagnosticada com resfriado descobre câncer na laringe e perde a voz

de Julia Moretto 0

Heather Longdon, de Nottingham, sofria de tosse constante e dor de garganta. Ao procurar um médico, foi erroneamente diagnosticada com resfriado. Após seis meses, em abril de 2015, os médicos a diagnosticaram com a terceira fase de câncer de laringe.

Heather se tratou por sete semanas com radioterapia e quimioterapia, mas após quatro meses, o tumor voltou. Depois de ter suas cordas vocais removidas, ela foi deixada com uma garganta inchada e incapaz de falar. Os médicos revelaram que a perda de sua voz era resultado de uma infecção. Amigos e familiares começaram a arrecadar recursos para a realização de um transplante nos EUA.

Eu me senti destruída por dentro quando fui diagnosticada pela primeira vez. Tudo em que conseguia pensar era meu filho! Eu achava que não conseguiria, mas eu coloquei meus sentimentos de lado e segui em frente”, comenta Heather, que só consegue se comunicar via e-mail.

cancer-na-garganta_01

Depois de sofrer por quatro meses com dores, os médicos disseram que os sintomas apresentados eram dos efeitos colaterais de seu tratamento, até que ela exigiu uma biópsia. O exame mostrou que o câncer havia retornado e foi necessário realizar uma laringectomia – a remoção da suas cordas vocais.

Os especialistas esperavam que ela ficasse no hospital por cerca de 10 dias se recuperando da cirurgia. Mas, devido a uma infecção que causou o inchaço de sua garganta, ela passou mais sete semanas lá. Além disso, Heather passou por duas cirurgias e precisou usar um escorredor em seu pescoço.

Devido à infecção, a cada dia Heather ficava apresentava mais dificuldade de falar e os médicos estavam incapazes de realizar a cirurgia. “Essa é a coisa mais assustadora, e você pensa que nunca vai acontecer. Isso faz você ver a vida de maneira diferente“, acrescentou. Heather lamenta não conseguir dizer ao seu filho que o ama. “Eu sou grata por ainda estar aqui e ver meu filho crescer“.

Segundo os médicos, caso a biópsia não fosse realizada, ela não teria sobrevivido até o Natal. Sua família diz ter encontrado um especialista na Califórnia capaz de oferecer um transplante à Heather.

cancer-na-garganta_02

“Ela tem se mostrado tão forte, tem sido realmente incrível. Havia tantas vezes que ela poderia ter desistido. Ela poderia ter dito que ela não teria suas cordas vocais removidas, ela poderia ter dito ‘é o suficiente’, mas ela luta”, comentou seu marido Ben. “Há dois anos recebemos uma notícia terrível e agora só queremos que ela fique bem“, acrescentou. Para isso, seu amigo, Chantelle White criou uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para a cirurgia.

Heather revelou sua frustração pelo câncer não ter sido diagnosticado mais cedo. “Nós nunca saberemos o que teria acontecido se o câncer fosse descoberto anteriormente. Poderia ter sido tão diferente”, lamenta.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência