Menino de 5 anos morre após comovente batalha contra um raro tumor cerebral

de Otto Valverde 0

Um menino de cinco anos cuja batalha contra o câncer tocou os corações de milhões de pessoas morreu. Joshua McCormack, de Rochdale, Noroeste da Inglaterra, foi diagnosticado com um tumor neuroectodérmico primitivo em seu tronco encefálico em outubro de 2015.

Ele foi considerado como uma das 66 pessoas no mundo a sofrer desse tumor cerebral mortal. Apesar de passar por uma cirurgia de risco para remover parte dele, a quimioterapia e a radioterapia o deixaram gravemente doente. Médicos revelaram que ele teria que parar o tratamento, forçando sua mãe Nicola, de 36 anos, a lançar uma campanha para financiar um tratamento inovador no exterior.

menino-com-raro-tumor-cerebral-morre_2

Mas ela foi informada de que era muito tarde: seu filho tinha apenas alguns meses de vida. Ela deu notícia no Facebook dizendo que ele tinha caído em um “sono eterno“.  “Câncer, espero que agora você esteja verdadeiramente satisfeito: você ganhou, você foi brutal, você era puro mal e incrivelmente torturante à mente e ao corpo perfeitamente amorosos de nosso Joshua. A morte de Joshua passou longe de ser pacífica: foi dolorosa, tortuosa, má e horrível. Tudo o que não deveria ter sido. Você sozinho rasgou, com sucesso, uma família inteira, deixando um vácuo maciço e um sentimento eterno de vazio e dor. Tantos planos, tanto amor, um terrível desperdício de uma vida perfeitamente planejada juntos”, dizia o post.  

Sua história atraíra a atenção de milhares de pessoas em todo o mundo, com até o seu clube de futebol favorito, Rochdale AFC, envolvido na campanha de angariação de fundos. 

menino-com-raro-tumor-cerebral-morre_34

A provação de Joshua começou em 15 de outubro de 2015, quando ele caiu em um parquinho. Ele permaneceu tonto por mais de uma semana depois, então foi levado para o Centro de Atendimento Urgente da Rochdale Infirmary, em 26 de outubro para um check-up. Os médicos inicialmente registraram observações neurológicas perfeitas, e deram-lhe alta. Mas senhora McCormack sabia que havia algo de errado com seu filho e lutou para uma tomografia ser feita no menino.

menino-com-raro-tumor-cerebral-morre_3

Ele foi enviado ao Royal Oldham Hospital para o exame, que revelou a horrível notícia de que Joshua tinha um tumor maligno. Ele então passou por uma operação crítica para remover o tumor, tendo apenas 50% de chance de sobreviver. Ele sobreviveu, mas a quimioterapia o deixou gravemente doente, e os médicos disseram que não poderiam continuar. Em setembro de 2016, sua família foi informada de que seu filho tinha apenas alguns meses ou semanas de vida.

Havia uma página no Facebook dedicada a mostrar a bravura do menino.  A página, chamada Josh McCormack Fundraiser, tem mais de 8.000 seguidores e precisava de mais 15.000 libras – cerca de 58 mil reais – em doações para realizar uma terapia por feixes de prótons na Alemanha, que seria direcionada especificamente a seu câncer.

Tumor Neuroectodérmico Primitivo

Esse tipo de câncer desenvolve-se a partir de células que ficam no corpo desde os primeiros estágios do desenvolvimento do sistema nervoso. Normalmente essas células são inofensivas. Mas ocasionalmente, elas se transformam em um câncer. De acordo com o Journal of Neurosurgery Pediatrics, tumores que surgem no tronco encefálico são “extremamente raros”, e os poucos casos existentes registrados na literatura foram todos fatais.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência