Medicamento cubano teria curado 1.500 pacientes com coronavírus na China, diz governo de Cuba

de Otto Valverde 0

De acordo com publicação do jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o Granma, um medicamento com tecnologia do país já teria curado mais de 1.500 pacientes que contraíram o novo coronavírus na China.

Além disso, publicação feita no Twitter pelo governo de Cuba, confirmou que o medicamento usado contra infecção viral, chamado Interferon Alfa 2B (IFNrec), tem capacidade de ajudar no tratamento da Covid-19.

O medicamento já foi usado para tratar o HIV, doenças respiratórias causadas pelo HPV, hepatites A e C, além de ser usado em alguns tipos diferentes de câncer.

A medicação foi desenvolvida com tecnologia cubana, mas é fabricada atualmente em território chinês, em parceria com o país.

O medicamento é de responsabilidade da BioCubaFarma, que o desenvolveu. Durante entrevista à imprensa cubana, o responsável da empresa, Luis Herrera Martínez, confirmou que o Interferon Alfa 2B foi usado no tratamento porque o novo coronavírus tem caraterísticas semelhantes com os vírus que o medicamento consegue combater ou tratar.

Martínez afirmou que o uso do medicamento cubano pode impedir que pacientes com Covid-19 evoluam para casos graves, o que poderia salvar a vida de muitos pacientes contaminados com o novo coronavírus.


A presidência cubana afirmou, via Twitter que: “A fábrica chinesa-cubana Changheber, em Jilin, produz desde o primeiro dia do Ano-Novo Lunar [25], o Interferon Alfa 2B usando tecnologia cubana. A Comissão de Saúde da China selecionou nossos produtos entre os usados na luta contra o coronavírus”.


Fontes: R7 / Granma

Jornal Ciência