Isto é o que sua menstruação está tentando lhe dizer e porque você deve prestar atenção

de Julia Moretto 0

Quem é mulher sabe que os períodos menstruais trazem efeitos colaterais muitas vezes traumáticos, como cólicas, mau humor, acne e dores no corpo.

A maioria das mulheres enfrenta isso sem grandes problemas, mas seus sintomas podem indicar questões de saúde.

1 – Tireoide

Períodos irregulares podem ser o resultado de sua tireoide não funcionar corretamente. Isso pode levar a fadiga, ganho de peso, depressão e colesterol alto.

2 – Problemas com peso

Se você está acima do peso, seus hormônios podem ser afetados, resultando em ciclos irregulares. Também há casos em que a mulher realiza uma dieta severa ou pratica atividade física em excesso, deixando de menstruar completamente.

3 – Estresse

A adrenalina é liberada durante épocas do stress extremo. Ela pode interromper gravemente o equilíbrio hormonal do corpo na medida em que impede a concepção.

4 – Desequilíbrio hormonal

As mulheres tendem a menstruar a cada 21 – 35 dias. Caso você não tenha períodos regulares, pode ser um sinal de que seus hormônios estão fora de equilíbrio.

Isso pode levar aos sintomas comumente associados com TPM, incluindo dores de cabeça, humor, suores noturnos, fadiga e ganho de peso.

5 – Saúde óssea

O equilíbrio natural entre estrogênio, progesterona e testosterona garante a produção óssea saudável. Se seus períodos se tornam irregulares, pode ser um sinal de que sua função óssea não está em plena capacidade.

6 – Sistema reprodutivo

Se você tem períodos irregulares ou menorragia, pode ser um sinal de problema com seu sistema reprodutivo.

Segundo o consultor da London Gynecology, Narendra Pisal, esse fator pode evidenciar miomas uterinos, endometriose, SOP (Síndrome do Ovário Policístico) ou até mesmo algumas formas de câncer.

Evitando problemas

Segundo o especialista, é fundamental procurar um ginecologista caso observe alguma anormalidade. Ele alerta sobre a quantidade de sangue nos períodos menstruais, “cerca de 80ml –menos de meia xícara – é o normal, mas muitas mulheres eliminam mais do que isso”.

Fonte: Mirror Fotos: Reprodução / Mirror

Jornal Ciência