As mulheres não têm necessidade alguma de menstruar. Você sabia?

de Merelyn Cerqueira 0

Algumas mulheres sentem-se femininas durante a menstruação e ela pode significar um efeito colateral muito bem-vindo quando o assunto são os métodos contraceptivos hormonais encontrados no mercado.

Para outras, no entanto, é um verdadeiro pesadelo que acontece uma vez por mês. Sendo assim, a menstruação pode ser um sinal que diz muito sobre como está a saúde de uma mulher, já que o sangramento irregular pode significar alguns problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. 

Porém, muitas mulheres ainda são vítimas de confusão e desinformação relacionadas à suspensão da menstruação. De acordo com os especialistas em saúde, não existe nenhum problema quanto a isso e que as mulheres não precisam se preocupar com consequências negativas para a saúde.

A pílula contraceptiva comum, que é uma combinação de estrogênio e progesterona, trabalha principalmente para evitar a ovulação, e impede o útero de criar aquele revestimento que acontece naturalmente a fim de prepara-lo para abrigar um bebê.

No entanto, um ciclo típico de pílulas contraceptivas inclui sete dias de comprimidos sem hormônios. Quando a mulher chega nessa fase há uma queda dos níveis hormonais – que estavam sendo ingeridos através do medicamento -, assim, elas acabam menstruando durante esse período. Sendo assim, não é de se admirar que algumas mulheres prefiram ignorar essa semana de comprimidos sem hormônios, evitando assim, que essa menstruação artificial aconteça.

Para o especialista em ciência reprodutiva James Segars da Universidade John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, se as mulheres têm o desejo de evitar que a menstruação aconteça, não existe nenhum problema em fazê-lo, e que esse processo causado pela pílula é mais por consequência de “design” do que de necessidade. 

“Quando os especialistas estavam projetando a pílula, eles perguntaram às mulheres o que elas queriam, e as mulheres disseram que queriam menstruar só para confirmar que não estavam grávidas”, disse em entrevista para a revista The Atlantic.

Para algumas mulheres, os períodos menstruais podem vir acompanhados de intensas cólicas, alterações de humor, bem como enxaquecas e até mesmo sintomas de endometriose, uma afecção ginecológica que afeta milhões de mulheres no mundo. 

Para Alyssa Dweck, especialista em saúde feminina, “não há nenhuma razão médica para elas menstruarem todos os meses, e não há nada de errado em aprimorar esse sistema que impede o sangramento, já que a menstruação pode ser considerada uma tarefa muito difícil para algumas mulheres”.

Então, se você estiver escolhendo entre soluções hormonais para evitar o sangramento, essa é uma ótima opção, mas é extremamente recomendado que você consulte um ginecologista para garantir que esse procedimento possa ser realizado com segurança.

Fonte: Minha Vida / The Atlantic Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência