Mulheres são hospitalizadas após tentarem acabar com menstruação utilizando um aspirador de pó

de Merelyn Cerqueira 0

Duas mulheres, com idades entre 19 e 23 anos, foram hospitalizadas após tentar sugar o sangue menstrual com a ajuda de um aspirador de pó na intenção de acelerar o final do período.

Os casos foram divulgados por uma enfermeira no Twitter, que alertou outras mulheres a não fazerem o mesmo.

“Senhoras … Por favor, parem de usar a mangueira de vácuo [do aspirador] para encerrar seu período mais cedo”, escreveu OdesseyT99. “Você vai acabar sugando muito mais! Houve dois casos até agora nesta semana e as duas mulheres tiveram que ser internadas no hospital. Apenas… PARE!”

Segundo a enfermeira, as mulheres utilizaram a mangueira de um aspirador de pó na esperança de que a sucção ajudasse a terminar a menstruação mais cedo. No entanto, ambas entraram em estado de choque.

“É perigoso. Os aspiradores de hoje são extremamente poderosos. Eles poderiam ter sugado muito mais do que sangue”, alertou.

“Seu período tem um fluxo constante que, para todas as intenções e propósitos, seu corpo pode tolerar. Um aspirador aumenta e flui mais de 1.000 vezes isso, o que seu corpo não pode tolerar, deixando você em estado de choque”.

Carol Downer segurando seu aparelho Del-Em para sugar a menstruação. Foto: Divulgação

Embora as mulheres não tenham se explicado, várias pessoas associaram a ideia a uma tentativa caseira de criar um “Del-Em”, um dispositivo desenvolvido em 1971 por duas ativistas feministas, Lorraine Rothman e Carol Downer, para funcionar como um método de sucção de menstruação.

Embora as criadoras tenham alegado que o propósito do dispositivo era unicamente de acabar com a menstruação, muitas o estavam utilizando como uma forma de induzir abortos em casa.

Foto mostrando um aparelho completo de Del-Em. Foto: Reprodução.

Pouco seguro para os padrões de hoje, o Del-Em era usado principalmente porque os abortos seguros não estavam legalmente disponíveis por profissionais da área médica naquele momento (em alguns países). Sendo assim, utilizar um aspirador de pó para o mesmo propósito seria muito mais perigoso.

De acordo com a ginecologista Dra. Shazia Malik, do The Portland Hospital for Women and Children, em Londres, o método pode danificar a superfície da vagina, aumentar o risco de sangramentos ou infecção.


Dá para imaginar os germes que ficam no aspirador de pó e o poder de sucção. Você pode acabar com um trauma genital, danificar o colo do útero e acabar sofrendo dores excruciantes”, disse ela à Vice, acrescentando que além de tudo não funcionaria.


“O sangramento menstrual é um processo ativo e natural, não é como uma piscina que pode ser sugada”, disse Adeeti Gupta, obstetra e fundador da Walk In GYN Care.

Fonte: IFLS  Foto de Capa: Reprodução

Jornal Ciência