Flying-V: projeto bizarro de avião queima 20% menos combustível e pode carregar 314 pessoas

de Otto Valverde 0

A companhia área KLM está patrocinando um projeto aeronáutico impressionante de um avião considerado pioneiro por seu formato.

Isso poderia mudar, para sempre, a aerodinâmica dos aviões comerciais.

Nomeado de Flying-V, o incrível design possui a mesma envergadura que os aviões comerciais existentes e, de acordo com as análises, poderia transportar tranquilamente 314 passageiros.

O projeto do avião foi apelidado de “guitarra” devido ao formato, que lembra a famosa e lendária guitarra elétrica Gibson Flying-V, projetada em 1958, que foi usada por guitarristas de fama internacional, como Jimi Hendrix.

O conceito do novo avião foi concebido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, e tem como principal característica o formato em forma de “V”.

Os engenheiros dizem que essa configuração permite usar menos 20% de combustível. Além disso, as asas ficariam com a tarefa de caber os passageiros, os tanques de combustível e toda a infraestrutura necessária de voo, incluindo um espaço para as bagagens e um porão de carga.

Um par de motores a jato turbofan será montado na parte traseira superior. Isso permite não só reduzir o gasto de combustível, deixando a viagem mais barata, mas também reduziria o nível de emissão de gás carbônico para a atmosfera.

O executivo-chefe da KLM, Pieter Elbers, não quis comentar sobre mais detalhes do projeto, apenas citou que este tipo de avião pode ser o primeiro a liderar a área de avião sustentável.

Seu tamanho é semelhante aos tradicionais Airbus A350 e Boeing 787. Seu formado inusitado não impede seu uso como avião comercial, pois ele pode se encaixar perfeitamente nos portões dos aeroportos e hangares.

Henri Werij, professor de engenharia aeroespacial da Universidade de Delft, disse em entrevista ao The Times que o objetivo é tornar o avião o mais sustentável possível, em todos os aspectos.

Projeto de novas aeronaves energeticamente eficientes, como o Flying-V, são importantes, assim como novas formas de propulsão. Nosso objetivo é o voo livre de emissões de carbono”, disse.

Fonte: Daily Mail Fotos: Divulgação

Jornal Ciência