Piloto consegue controlar avião e pousar após forte colisão com ave gigante; veja vídeo

de Redação Jornal Ciência 0

O caso aconteceu no Equador e o vídeo viralizou nas redes sociais após ser postado em diversos veículos de mídia. As cenas são realmente impressionantes pela calma e experiência do piloto.

Ariel Valiente estava sobrevoando a província de Los Ríos, quando houve a colisão com uma enorme ave. Apesar de não ter sido identificada oficialmente, acredita-se ser um Condor Andino.

Este tipo de ave é da família dos urubus e pode chegar a pesar até 15 kg e ultrapassar os 3 metros de envergadura de asas. É considerada uma grande predadora das regiões andinas da América do Sul.

A colisão fez a ave atravessar o para-brisa da aeronave de pequeno porte e ficar presa na frente do campo de visão do piloto, que conseguiu registrar as imagens com seu celular antes de pousar.

O avião era um Thrush 510p, que iria lançar 400 galões de produtos químicos para fumigar uma lavoura repleta de pragas. O sangue visto em seu corpo e por toda a aeronave é da ave, que morreu no impacto.

Apesar de parecer algo “simples”, colisões de aves com aviões, inclusive os de grande porte e comerciais, podem resultar em acidentes fatais e são motivo de preocupação global nos aeroportos.

“Bird Strike” é o termo usado quando ocorre o choque de pássaros com um avião. O impacto é tão forte que pode amassar grandes estruturas metálicas do avião e até causar instabilidades no voo.

Neste caso, como o choque foi no campo de visão do para-brisa, o piloto poderia ter ficado gravemente ferido ou não conseguir pousar a aeronave, já que voava sozinho. O vídeo foi bastante comentado pela calma do piloto, o que foi essencial para manter a estabilidade do voo em condições seguras até o pouso.

Sobre a extraordinária tranquilidade, um especialista e instrutor de voos, comentou ao jornal britânico Daily Mail: “Quando em uma situação estressante, os pilotos voltam à primeira coisa que aprenderam. É por isso que o treinamento inicial é tão importante”. Confira o vídeo abaixo.

Fonte(s): Money Control / AeroTime / NewsBreak Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais

Jornal Ciência