Nos próximos anos poderemos ter aviões sem janelas que darão espetacular visão panorâmica do céu

de Redação Jornal Ciência 0

Que tal voar e ter uma visão ampla do céu e das nuvens? A ideia é da empresa britânica Centre for Process Innovation (CPI), especializada em tecnologia.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Os pesquisadores acreditam que este será o próximo passo na modernização da aviação civil. Eles querem remover as janelas dos aviões e a substituírem por OLED touch-screens que se estenderão ao longo de todo o comprimento do avião, mostrando uma visão de tirar o fôlego, através de câmeras que irão mostrar imagens em tempo real da parte de fora.

De acordo com as análises da empresa, as janelas são uma das maiores fontes de peso desnecessário em aviões comerciais. As telas OLED permitem que os usuários tenham uma experiência única de entretenimento.

Apesar da ideia ter sido recebida com entusiasmo por muitos, alguns advertem que isso pode gerar uma incômoda poluição luminosa no interior do avião, além de estimular ainda mais o medo em pessoas com fobia de voar.

Telas OLED ao longo do comprimento do avião vão mostrar o mundo exterior

aviao-sem-janelas

As telas, sensíveis ao toque, mostrarão aos passageiros informações sobre seu voo e vão permitir que peçam serviços para a aeromoça

aviao-sem-janelas_01

As telas também terão acesso à internet

aviao-sem-janelas_02

Engenheiros especialistas em aviação dizem que a remoção das janelas vão permitir fazer aviões com paredes mais finas, leves e resistentes

aviao-sem-janelas_03

Confiram o vídeo abaixo:

Fonte: UK – CPI Fotos: Divulgação 

Jornal Ciência