Por mais segura que uma viagem de avião possa ser, poucas pessoas realmente ficam confortáveis em um voo. Vemos acidentes trágicos envolvendo a morte de centenas de pessoas quando um imprevisto acontece durante uma viagem de avião. Mas não é só de acidentes concretos que as pessoas têm medo. Imagine esta cena: você está em um avião e quando ele passa pelo oceano, um raio atinge a aeronave, seguido de um relâmpago.

_2raio-atinge-aviao

Bom, muitas pessoas pensam que nesse caso, a aeronave iria cair. Mas, fique tranquilo, pois os aviões são revestidos de metais e que atuam como condutores da energia liberada por esses fenômenos, fazendo com que ela passe pelo avião sem ocasionar nenhum problema. Para que você fique ainda mais calmo, saiba que a chance de um avião ser atingido por um raio é muito pequena.

 

Além disso, a altitude do voo também contribui para que essa chance seja ainda menor: os raios normalmente são formados em alturas menores. Essa é a razão pela qual os aeroportos são fechados durante fortes tempestades, já que é mais fácil um avião ser atingido enquanto aterrissa ou decola.

[ Gizmodo / Youtube ] [ Fotos: Reprodução / Gizmodo ]

Jornal Ciência