Fetos podem ver e ouvir ainda mais do que acreditávamos, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Alguns fatos surpreendentes se destacam quando o assunto é gravidez. Entre eles, a consciência que os bebês possuem enquanto ainda estão no útero. A audição e visão se desenvolvem muito cedo, por isso, eles são capazes de captar muito mais informações do antes acreditávamos, segundo informações da Science Alert.

Basicamente, cada bebê, mãe e gravidez são diferentes. No entanto, na maioria dos fetos o ouvido interno começa a se formar por volta da 16ª semana de gestão, permitindo-lhe ouvir uma série de sons. Por volta da 24ª semana, a cóclea, tímpano, ossículos e outras estruturas cruciais dos ouvidos são completamente formadas. Logo, o bebê é capaz de ouvir e gravar sons. A partir da então, podem facilmente ouvir os batimentos cardíacos da mãe, bem como quando ela come, anda, fala, faz exercícios, arrota e também os barulhos do aparelho digestivo.

Isso também pode ajudar a explicar o porquê de os bebês acharem alguns ruídos tão reconfortantes. Há também algumas evidências que sugerem que eles aprendam a reconhecer e reagir à voz da mãe enquanto ainda estão dentro do útero.

Os sons altos não incomodam os fetos?

Quando a mãe é exposta a algum tipo de som alto, automaticamente o bebê também é. No entanto, diferente dela, ele não pode cobrir os ouvidos para se proteger. O recomendado é que elas evitem ruídos superiores a 115 decibéis – o que inclui barulhos de motosserras, armas de fogo, motores a jato, música estridente, shows e assim por diante, pois podem danificar a audição do feto. Há ainda de se considerar que sons altos podem surpreender os bebês dentro do útero, por vezes, sendo o suficiente para fazê-los chorar.

Quando e o que os bebês podem ver no útero?

Tecnicamente, os bebês podem “ver” a partir da 16ª semana. No entanto, seus olhos só são reconhecidos como tal a partir da 20ª e se abrem pela primeira vez entre as semanas 26 e 28.

O desenvolvimento da visão é extremamente complicado, uma vez que continua mesmo após o nascimento. Contudo, o feto é capaz de ver do interior do útero. Sua visão é bastante embaçada, mas às vezes consegue responder a fontes de luz brilhantes, como o Sol, ou quando uma lanterna é apontada para a barriga da mãe. O sol, por exemplo, pode ajudar no desenvolvimento dos olhos e reduzir o risco de algumas doenças oculares nos bebês.

Então, como é estar dentro do útero?

Imagine estar dentro de um balão de grande espessura, vermelho e cheio de água. Ainda, experimente projetar a luz de uma lanterna através de suas bochechas, o brilho vermelho escuro criado ali é provavelmente um bom (e prático) exemplo.

[ Science Alert / Business Insider ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência