Dormir mais do que 8 horas por noite pode aumentar suas chances de morrer, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Muitos de nós vivemos constantemente preocupados com a ideia de que podemos não estar dormindo o suficiente, uma vez que somos obrigados a dormir tarde e a levantar cedo todos os dias.

 

No entanto, uma análise de 16 estudos realizada por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que incluiu dados de mais de um milhão de pessoas, descobriu que dormir além do necessário pode ser fatal, de acordo com informações do jornal Metro UK.

 

Liderados pelo professor Franco Cappuccio, os pesquisadores descobriram que pessoas que dormem mais de oito horas por dia correm o risco de morrer mais cedo que as que o fazem por seis a oito horas.

 

Eles analisaram estudos de longo prazo considerando sempre a taxa de mortalidade de acordo com o período de tempo que costumavam dormir.

 

Após 10 anos, cerca de 12% das pessoas que dormiam menos de seis horas por noite tinham morrido, enquanto que o mesmo ocorreu em 30% dos que dormiam além de oito horas.

 

O aumento do risco de morte provou ser equivalente ao hábito de beber várias xícaras de café por dia, de acordo com os pesquisadores. Cappuccio considerou ainda que pessoas deprimidas, ou em uso de medicamentos para dormir, tendem a sofrer com doenças subjacentes graves, o que explica por que estão entre as que dormem mais de oito horas por noite.

[ Metro ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência