Criatura com cabeça transparente assustadora é encontrada na Indonésia. O que é isso?

de Gustavo Teixera 0

Um mergulhador registrou uma peculiar criatura com 13 pés e cabeça transparente se contorcendo na costa de Bali, Indonésia. O bicho esquisito, que mais parece um alienígena, é uma lesma-do-mar conhecida como Melibe viridis, segundo especialistas.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Encontrado nas águas tropicais do Oceano Indiano e do Pacífico, o animal pode crescer até quase 12,7 centímetros de comprimento e é particularmente único na forma como come, usando a sua cabeça transparente como uma rede de pesca.

lesma-do-mar_01

Com visão limitada, rastreia o fundo do mar em busca de algas, crustáceos ou caranguejos pequenos para se alimentar. Então, quando os sensíveis pelos tocam sua presa, a lesma-do-mar se contrai rapidamente para prendê-la e ingeri-la lentamente.

Seus tentáculos – na verdade chamados de lóbulos – são usados quando a lesma é atacada: ela simplesmente os deixa com o predador e foge. A criatura estranha pode nadar de cabeça para baixo, dobrando-se de um lado para o outro e tocar sua cabeça com a cauda. O Melibe viridis também foi detectado no Mediterrâneo, no Mar Vermelho e na costa de Moçambique. Quem assistiu ao vídeo no YouTube ficou confuso e curioso para saber de que animal se tratava.

Um tipo de ‘nudibrânquios’ (moluscos gastrópodes marinhos) ou pepino-do-mar é o meu palpite”, comentou Twas Brillig na rede social. “Parece que pertence à família das estrelas-do-mar, mas eu não tenho ideia”, apontou Joe Gonzalez nos comentários.

Existem mais de 3.000 diferentes tipos de lesmas-do-mar, que variam amplamente em forma e cor, e são encontrados principalmente em águas tropicais. As lesmas-do-mar perderam suas conchas com o tempo, têm a visão extremamente ruim e podem somente detectar luz e sombra, o que quer dizer que se guiam principalmente pelo cheiro.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência