Vídeo: lesma-do-mar engolindo suas presas

de Julia Moretto 0

Aqui está algo que você não vê todos os dias: a espécie Melibe viridis! Ela nada mais é do que uma lesma-do-mar carnívora de corpo mole que utiliza a cabeça para sugar suas presas do fundo do oceano.

O mergulhador Emeric Benhalassa filmou essa cena em Puri Jati, na costa de Bali, Indonésia. O vídeo foi postado no YouTube em outubro deste ano.

A criatura é considerada um nudibrânquio, um molusco marinho predatório com corpo alongado emoldurado por um número variável de membros. A espécie é nativa dos oceanos Índico e do Pacífico Ocidental. Também pode ser encontrada no Mar Mediterrâneo.

O animal pode chegar a medir 13 centímetros de comprimento e possui aparência incomum. Seu corpo tem uma textura que se assemelha a um maço de folhas verdes parcialmente mastigado. O indivíduo no vídeo parece ter sete pares de membros em forma de remo, com os maiores na parte da frente de seu corpo e os menores na parte traseira. A característica mais marcante da criatura é um grande saco, na parte da frente de seu corpo, usado para capturar presas.

No vídeo, embora o corpo do nudibrânquio não se mova muito, sua “cabeça” várias vezes se estende para a frente, buscando pedaços saborosos de camarão ou caranguejos minúsculos.

E se você acha esses hábitos alimentares diferentes, a cópula do animal é ainda mais estranha. Os nudibrânquios são hermafroditas, possuindo órgãos sexuais masculinos e femininos. Mas, em vez de autofertilização, eles trocam sinais químicos durante o acasalamento para determinar qual irá assumir o papel feminino.

Artigo originalmente publicado na Live Science.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência