Você costuma guardar vinagre além do prazo de validade?

de Rafael Fernandes 0

Vinagre: uma palavra derivada do francês “vinaigre” cujo significado seria “vinho azedo” em português. Um ótimo tempero para boas refeições e, ao mesmo tempo, a perfídia de qualquer apreciador de bons vinhos. 

Para a maioria das pessoas, o vinagre é uma daquelas coisas que você compra uma vez, e esquece no armário, usando bem de vez em quando e olhe lá! Mas, não é nada recomendável deixar seus alimentos à mercê do tempo, pois o resultado pode ser nada agradável.

vinagre-vencido_01

Todo mundo tem aquele armário na cozinha, ou aquele espaço na geladeira que raramente mexemos e não nos preocupamos. Pois bem, talvez isso faça você mudar de ideia. Aconteceu com um homem na Grã-Bretanha.

Você, por acaso, pode descobrir que há mais alguém usando seu vinagre sem o seu consentimento Por exemplo, o mesmo parasita encontrado por um homem que teve a infelicidade – e também a insensatez – de esquecer sua garrafa por tempo demais em lugar muito quente, escuro e úmido. 

 Ele postou as fotos em um site de compartilhamento de notícias com a legenda: “Algum ser extraterreste está vivendo em nosso frasco de vinagre”

vinagre-vencido_02A forma é chamada “Mãe” do vinagre. Trata-se de uma substância gelatinosa e mais concentrada que se forma durante a fermentação do vinagre, quando bactérias ajudam a transformar o álcool em ácido acético, produzindo uma camada concentrada junto ao líquido. 

Vinagre: de um ótimo removedor de manchas a um potente conservador de fungos e parasitas. São essas nada agradáveis surpresas que fazem a diferença no paladar… Bom apetite!

[ Fonte: Viral Nova / Boredomtherapy ] [ Fotos: Reprodução / Viral Nova ]

Jornal Ciência