Conheça a história de Edgar Feuchtwanger, o vizinho judeu de Hitler

de Merelyn Cerqueira 0

Edgar Feuchtwanger, um judeu com 91 anos de idade, tinha apenas oito anos quando notou o perigo que pairava sobre sua vida e família.

Crescido em um bairro rico de Munique, Alemanha, por nove anos ele viveu ao lado de Adolf Hitler, durante o início dos anos 30. A primeira vez que havia visto o futuro genocida, em 1932 – um ano antes de Hitler ser nomeado Chanceler – ele havia saído para passear com sua babá, quando o viu de forma involuntária. Segundo ele, Hitler teria passado, olhado diretamente para seu rosto, mas sem esboçar qualquer emoção. 

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da rede CNN, ele contou que costumava sentir que algo ruim iria acontecer. “Eu o conhecia muito bem, mesmo com apenas 8 anos de idade, sabia que seria uma coisa muito ruim para nós”, lembrou.

Feuchtwanger, que escreveu a autobiografia “I was Hitler’s Neighbor” (Eu Fui Vizinho de Hitler, em tradução livre), contou que se Hitler soubesse quem ele era, hoje não estaria vivo. Ele não se referia apenas a sua condição de judeu, mas a família que pertencia. Edgar ela sobrinho de Lion Feuchtwanger, um escritor de renome que havia se tornado um “inimigo pessoal” de Hitler.

Edgar-Feuchtwanger-vizinho-de-Hitler_01

Segundo ele, Hitler teria mudado para o mesmo bairro em 1929, quando sua carreira política estava em ascensão e moraram lado a lado por nove anos. Apesar de Feuchtwanger, assim como outros, começar a perceber as profundas mudanças que aconteciam no país, ninguém imaginou o que viria a seguir. E embora ela não tenha se juntado à Juventude Hitlerista, não pôde escapar do ensino de ideologia nazista durante sua passagem pela escola. Seus professores “eram 150% nazistas” e foi pedido que ele fizesse tudo o lhe mandassem. “Por isso eu não podia escapar da propaganda exposta nos currículos escolares”. Até hoje ele guarda alguns cadernos em que a suástica pode ser vista claramente diagramada.

Edgar-Feuchtwanger-vizinho-de-Hitler_03

Mas em uma noite, tudo mudou para sua família. Em 09 de novembro de 1939, ocorreu o que ficou conhecido como A Noite dos Cristais (Kristallnacht). Nessa data histórica para a Alemanha, foram executados ataques contra a população judaica orquestrada pelo governo central. O pai de Edgar foi levado para o primeiro campo de concentração, em Dachau. Seis semanas mais tarde foi libertado, mas sua vida a partir daí seria mudada para sempre. Assim como milhares de judeus, eles decidiram deixar a Alemanha. A maioria que ficou não tinha as mesmas vantagens econômicas que os Feuchtwangers, embora eventualmente o estado tivesse confiscado sua riqueza.

O pai de Edgar Feuchtwanger.
O pai de Edgar Feuchtwanger.

A família então escolheu viver na Inglaterra para começar uma nova vida, acreditando que esse era o propósito dos nazistas: expulsar todos os judeus da Alemanha. “Afinal de contas, coisas como Auschwitz ainda não existiam. Não pensávamos que eles alcançariam esse extremo”, disse.

Vivendo em Londres até o presente momento, ele nunca mais retornou para sua terra natal. No Reino Unido, ele se tornou um respeitado professor universitário de História e hoje afirma ter um excelente relacionamento com seus atuais vizinhos.

[ Infobae ] [ Fotos: Reprodução / Infobae ]

Jornal Ciência