É por isso que a maioria das roupas femininas não tem bolsos!

de Merelyn Cerqueira 0

Já notou que grande parte das roupas femininas não possuem bolsos funcionais?

Embora pareça que a indústria da moda acredite que as mulheres não precisam deles, isso vem acontecendo há algum tempo, em um período em que homens e mulheres eram obrigados a carregar seus pertences em pequenas bolsas amarradas na cintura. Então, há cerca de 400 anos, os bolsos foram costurados às roupas – mas somente nas masculinas.

No início dos anos 1800, os bolsos externos (que se tornaram um percursor das bolsas de hoje) foram ameaçados pela tendência das silhuetas mais finas. Logo, as mulheres já não podiam mais carregar seus bolsos debaixo das roupas e estes ficaram cada vez menores.

roupas-femininas_1

Há quem dizia que essa era uma maneira de manter as mulheres impotentes. Assim, se não tivessem como transportar itens secretamente, seria mais difícil de viajarem de forma independente ou realizar assuntos clandestinos.

Eventualmente, mais precisamente em 1891, uma pequena equidade começou a ser observada na questão da indumentária, quando a Rational Dress Society, reuniu as mulheres para discutir o conforto do vestuário e condenar os espartilhos que eram inúteis e prejudiciais à saúde.

roupas-femininas_2

Assim, as mulheres começaram a adotar roupas mais funcionais, incluindo as calças que, é claro, traziam bolsos. Então, somente na década de 1920, a estilista francesa Coco Chanel revolucionou o mundo da moda ao apresentar ao mundo o tailleur feminino, que era composto por um casaco com cortes masculinos e bolsos funcionais.

Porém, a ideia não foi propriamente aplicada até a década de 1970, quando as mulheres já haviam adotado o uso regular das calças, especialmente jeans, que a paridade dos bolsos foi conquistada.

No entanto, este progresso parece ter estacionado, uma vez que muitas peças femininas ainda são feitas sem bolsos. Há quem diga que isso ocorre devido ao domínio masculino dentro da indústria da moda, bem como por designers que acreditam que a moda é mais importante do que funcional – nas palavras de Christian Dior: “Os homens têm bolsos para guardar as coisas, as mulheres para decoração”.

Em 2014, logo após o lançamento do iPhone 6 Plus, o weblog Mashable pesquisou cinco marcas de moda em relação ao tamanho dos bolsos. Os executivos destas disseram que estavam pensando em ampliar os bolsos na calça das mulheres mas, três anos depois, pouco mudou.

Fonte: LifeStyle Fotos: Reprodução / LifeStyle

Jornal Ciência