Após perder nariz por culpa de falso médico, menino tem novo nariz crescendo na testa

de Merelyn Cerqueira 0

Arun Patel, de apenas 12 anos, perdeu seu nariz após desenvolver uma infecção quando ainda era bebê, logo após ter recebido injeções no rosto por médico sem formação. O tratamento, realizado em sua aldeia na cidade de Indore, Índia, causou a morte do tecido na região nasal, deixando-o somente com uma abertura para respirar.

Entretanto, recentemente, cirurgiões especializados decidiram remover algumas cartilagens da parede torácica do menino para ajudar na formação de um novo nariz. No entanto, ele primeiramente precisou crescer em sua testa durante três meses antes de ser transplantada para o local correto. Logo, graças a cirurgia plástica incomum, o menino teve seu nariz reconstruído.

nariz-crescendo-na-testa_01

Em entrevista ao Mail Online, o médico que liderou a equipe, Dr. Ashwini Dash, disse que o procedimento envolveu várias etapas. “O nariz de Patel tinha desaparecido devido à efeitos colaterais causados por uma injeção, aplicada quando tinha apenas um mês de idade”, disse. “A rinoplastia convencional não era possível de ser realizada em seu rosto, já que seu nariz tinha desaparecido quase que completamente. Por isso, decidimos realizar essa cirurgia especial, que é clinicamente denominada como retalho pré-fabricado”, disse ele.

Nesse tipo de técnica, os médicos primeiramente reconstroem o nariz na testa antes de implantá-lo em sua posição correta. Realizada ao longo de quatro fases, ela teve duração de um ano. A primeira, consistiu em inserir um “expansor de tecido” na testa a partir de um produto especial injetado na região. Depois, eles removeram a cartilagem da parte inferior da parede torácica e criaram um nariz artificial. Ali, ele cresceu durante três meses, onde havia uma boa fonte de sangue para se desenvolver, antes de ser removido e implantado no meio do rosto.

Após esses procedimentos, ele realizou um novo para reparar parte da testa onde antes, outrora, estava sendo cultivado o novo nariz. Os médicos lhe disseram que iriam monitorar seu caso com cuidado, para que não houvesse necessidade de novas operações

nariz-crescendo-na-testa_02

O médico ainda disse que havia lido uma história semelhante que ocorreu na China. “Desde então, eu fiquei atento para o surgimento de uma necessidade”. Segundo ele, o caso de Patel chegou como a “realização de um sonho”. Já que o garoto vinha de uma família pobre, ele custeou todo o tratamento.

Eu estava com muito medo de me ver no espelho, sempre andava com a cabeça baixa”, disse Arun. “Na escola as crianças tinham medo de mim e costumavam me zombar. Para mim, não é só um novo nariz, é como começar uma vida nova. Agora eu posso enfrentar as pessoas com a cabeça erguida”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência