Jovem de 14 anos decide arriscar sua vida em cirurgia plástica devido ao bullying sofrido na escola

de Julia Moretto 0

O bullying é atualmente um dos assuntos mais debatidos entre pais e educadores. O problema afeta dois em cada dez estudantes em todo o mundo e deixa marcas cruéis para o resto da vida.

Além do bullying praticado nas escolas, o problema tem migrado para um universo muito maior com a ajuda da tecnologia. Nos celulares, as redes sociais e os aplicativos de troca de mensagens perseguem as vítimas. Essa pressão faz com que muitas pessoas que sofrem com o problema tomem atitudes severas.

bulying-depressao-02

Um exemplo aconteceu com uma menina norte-americana de 14 anos chamada Nadia. Sua turma zombava de suas orelhas, dizendo que eram “orelhas de abano” e a chamando de Dumbo. A única maneira encontrada pela jovem de se livrar dos comentários maldosos dos colegas era escondendo a orelha com cabelo. Porém, os colegas continuavam a rir de sua aparência.

bulying-depressao-03

Nadia se sentia tão ofendida que se submeteu a uma cirurgia plástica para alterar suas orelhas e deixá-las mais “normais”. Embora esse tipo de cirurgia seja comum, o fato de ser realizada em uma garota de 14 anos, chamou a atenção da mídia. Essa medida fez com que a menina arriscasse sua vida a fim de escapar da perseguição.Além disso, foi debatido o fato de a escola não ter evitado que o problema alcançasse esse grau. 

Como a cirurgia tinha altos custos, Nadia entrou em contato com a Fundação Little Baby Face, uma ONG que trata todos os tipos de deformidades faciais em crianças. Ela pagou 40.000 dólares da operação, alterando outras partes como queixo e nariz. O caso de Nadia dividiu opiniões na mídia, já que pequenas imperfeições estéticas não deveriam ser tratadas como deformidades a serem corrigidas com a cirurgia.

[ Para os Curiosos ] [ Fotos: Reprodução / Para os Curiosos ]

Jornal Ciência