Descubra por que você deve parar de cutucar o nariz imediatamente

de Julia Moretto 0

Cutucar o nariz é um hábito de milhares de pessoas. Mas o que muitas não sabem, é que além de nojenta, essa prática pode deixar o nariz mais propenso a receber bactérias perigosas.

Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova York, explica para o Tech Insider, no YouTube, que cutucar o nariz pode ser mais perigoso do que você imagina! Isso porque quando as feridas sangram, se tornam alimento para os germes que vivem o local.

Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, pessoas que possuem o hábito de cutucar o nariz são mais propensas a carregar Staphylococcus aureus em seus corpos. O Staphylococcus aureus é a causa de infecções na pele, como abcessos, intoxicação alimentar e infecções respiratórias, como a sinusite. Por isso, quanto menos germes como esse em seu corpo, melhor para a sua saúde.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Clinical Psychiatry, 90% das pessoas analisadas admitiram cutucar o nariz regularmente. Essa prática raramente é a causa de problemas de saúde grave, mas pode ser um problema para pessoas com sistemas imunológicos mais fracos. Caso você tenha o hábito de cutucar o nariz, é mais indicado que assoe ou limpe as narinas com lenço de papel.

[ Life Hacker ] [ Foto: Reprodução / Domínio Público ]

Jornal Ciência