Alerta: curados da Covid-19 podem ter graves consequências, dizem médicos de Hong Kong

Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus podem sofrer consequências graves nos pulmões pela Covid-19

de Otto Valverde 0

https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/alerta-curados-de-covid-19-podem-ter-graves-consequencias/98068

Médicos de Hong Kong fizeram um pronunciamento sobre o que pode ocorrer em pacientes após estarem curados da Covid-19. De acordo com a declaração, pacientes curados podem apresentar grave deterioração da função pulmonar, além de asfixia se andarem rápido. A conclusão dos médicos foi baseada em um estudo feito com 12 pacientes curados da doença.

“Eles não conseguem respirar quando andam rápido. Alguns pacientes podem experimentar uma redução de 20% a 30% na função pulmonar”, comentou o Dr. Owen Tsang Tak-yin, diretor do Hospital Princess Margaret, na cidade de Kwai Chung, responsável pelo estudo que ainda está em andamento.

Ainda de acordo com publicação do jornal South China Morning Post, os pacientes serão examinados com mais detalhes para determinar até onde vai o comprometimento pulmonar. Os médicos querem que os pacientes acompanhados façam fisioterapia intensiva para determinar se é possível recuperar ou fortalecer os pulmões.

Os médicos realizaram ainda uma série de tomografias computadorizadas para entender melhor a extensão dos danos. De acordo com o boletim, as imagens colhidas dos pulmões tinham aspecto de “vidro fosco”, o que evidencia danos ocasionados.

O Dr. Owen Tsang salientou que é muito cedo para entender quais as consequências que a Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus, pode ter sobre os pulmões a longo prazo. 

Ainda não se sabe se os pacientes curados podem desenvolver fibrose pulmonar com o tempo – uma condição de saúde grave onde os pulmões ficam com “cicatrizes” formadas por tecido conjuntivo, o que impede a respiração normal.

Ele ainda salientou que é importante que pacientes curados da Covid-19 fazem exercícios que fortaleçam o sistema pulmonar e cardiovascular, como por exemplo natação.

Fonte: South China Morning Post

Jornal Ciência