Imagine o cenário: prédios construídos por impressoras 3D gigantes e habitados durante meses por equipes de astronautas.

Essa “aldeia da Lua” pode, em breve, virar realidade. É o que disseram os 200 cientistas, engenheiros e especialistas que se reuniram em um Simpósio Internacional sobre a Lua (2020-2030), realizado na Holanda no mês passado. A construção dessa base lunar tripulada pode ter início em menos de cinco anos, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), e poderá servir de “trampolim” para as futuras missões em Marte.

aldeia-na-Lua_01

A NASA tem um interesse particular de ver esse projeto virar realidade. A Lua foi designada como pitstop estratégico para uma possível missão tripulada para Marte. “A estratégia dessa exploração espacial define a Lua como um destino prioritário para os seres humanos a caminho de Marte. O momento é ideal para começarmos a auxiliar a Europa para que ela cumpra os seus objetivos de exploração, e, assim garantirmos que ela continue sendo uma parceira forte na exploração do sistema solar”, disse Kathy Laurini da NASA para a Space.com.

Uma das vantagens desse posto oficial na Lua, seria diminuir a quantidade de massa que os astronautas levam para o espaço. A base funcionaria como uma espécie de depósito para combustível e equipamentos, o que permitiria diminuir até 68% do peso dos astronautas, facilitando assim, a exploração. Além disso, empresas de consultoria especializadas do assunto, como a NexGen Space LLC, estimaram que essa estação de reabastecimento diminuiria em até 10 bilhões de dólares por ano, o custo para a NASA enviar seres humanos a Marte – o que torna a ideia ainda mais viável e inevitável.

A ideia da ESA não é recente. Em 2013 a Agência já havia se reunido com empresas para começar a testar tecnologias de construção de base com materiais da Lua. “Precisamos misturar o material lunar com óxido de magnésio, para que assim, possamos transformá-lo na substância que será utilizada para impressão em 3D”, foi o que afirmou Enrico Dini, da empresa Monolite, à época.

aldeia-na-Lua_02

No entanto, os recursos lunares ainda estão sendo estudados como possíveis materiais de construção dos prédios da futura aldeia. Se realizada na próxima década, a NASA estará determinada a colocar seus astronautas em torno dela por meses, tirando-os da Estação Espacial (ISS) e mandando-os para a base na Lua. Isso daria aos astronautas uma ideia melhor do que teriam de suportar física e psicologicamente em uma missão tripulada a Marte.

Agora imagine: você em um ônibus espacial a caminho de Marte e fazendo uma “paradinha” na Lua?

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / ESA / Foster + Partners ]

Jornal Ciência