Adolescente é diagnosticada com doença esquelética rara após assistir programa de TV

de Merelyn Cerqueira 0

Jennifer White, 19 anos, de Birmingham, na Inglaterra, foi diagnosticada com uma condição chamada Escoliose Idiopática.

No entanto, isso só ocorreu após ela se dar conta dos sintomas ao assistir a um programa de televisão que contava sobre o caso do rei Ricardo III – retratado por Shakespeare como um “tirano corcunda”.

A jovem que há anos se questionava sobre o ângulo estranho de seu quadril e sobre sua coluna curvada em “S”, percebeu que os sinais eram semelhantes aos reportados no documentário na TV. Assim, resolveu procurar ajuda médica. Após uma série de exames, foi revelado que sua espinha estava inclinada em um ângulo de 63 graus. Os médicos então lhe disseram que se a condição tivesse sido diagnosticada um pouco mais tarde, ela não poderia mais ser operada, de acordo com informações do jornal inglês Daily Mail.

doenca-esqueletica_02

Quando eu era mais nova, ocorreram algumas ocasiões em que observava a posição do quadril – mas, […] não pensei que fosse algo preocupante” disse. “Um dia, minha mãe estava assistindo a um programa de televisão sobre Ricardo III, que falava sobre como seu corpo havia sido encontrado em um estacionamento”.

Enquanto a televisão mostrava o suposto esqueleto do Rei, que havia sido descoberto em Leicester, a mãe chegou a brincar com a filha: “talvez você tenha escoliose também”. “Eu olhei para ele e havia tantas semelhanças. De repente tudo fez sentido. Nós marcamos uma consulta médica e eu fui diagnosticada”, disse. “Realmente, Ricardo III ajudou a diagnosticar minha escoliose”.

doenca-esqueletica_03

No mês passado, White realizou a cirurgia de correção e disse estar entusiasmada como o resultado. “Estou muito feliz. Quando eu tinha a curvatura era muito difícil de sair e fazer coisas. Não podia praticar esportes e se ia às compras em 20 minutos já começava a sentir dor nas costas. Eu sei que algumas pessoas a possuem [escoliose] em formas piores, então eu tive sorte em alguns aspectos, mas era simplesmente horrível”.

doenca-esqueletica_04

aUm mês após a cirurgia ela disse estar muito melhor. “Minha recuperação está indo muito bem e muito mais rápido do que eu pensava que seria […]Foi aterrorizante no início, e sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer até estar totalmente recuperada. É estranho pensar que algo tão simples, como uma espinha curvada, poderia ter um impacto tão grande na minha vida”, completou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência