A enorme fenda na plataforma de gelo da Antártida já ganhou 10 km em 2017

de Julia Moretto 0

Um enorme iceberg do tamanho de Delaware está ainda mais próximo de se libertar da Antártida, devido a uma enorme rachadura na plataforma de gelo. E o pior: ela não apresenta sinais de que irá parar.

 

As imagens de satélite revelam que esta gigantesca fenda se estende por 175 km e já ganhou cerca de 10 km adicionais desde 1º de janeiro. Cientistas do Reino Unido do projeto MIDAS de pesquisa da Antártida anunciaram as novas descobertas em seu site na semana passada. “Este novo desenvolvimento sugere que algo vai acontecer dentro de semanas ou meses”, disse Adrian Luckman, um dos pesquisadores, da Universidade de Swansea. “Mas existe uma chance remota de que o crescimento será mais lento”.

plataforma-gelo-rachadura_1

O que começou como uma pequena rachadura na década de 1960 aumentou dramaticamente em 2010. Desde então, ela dobrou de tamanho e agora se estende por cerca de 5.000 km². O mais rápido desenvolvimento veio em dezembro 2016, quando um surto de crescimento viu a fenda se estender 18 km em apenas algumas semanas. Como a rachadura está crescendo em paralelo com a borda da plataforma de Larsen C, se continuar em sua trajetória atual, ainda há aproximadamente 100 quilômetros do gelo em sua trajetória.

 

Mas se virasse nitidamente para o norte, haveria apenas cerca de 20 quilômetros de gelo conectando essa enorme massa ao resto da prateleira, o que significaria que Larsen C perderia mais de 10% de toda a sua área. “A rachadura acaba de entrar numa nova área de gelo mais suave, o que irá atrasar o seu progresso”, disse Luckman.

 

Larsen C é a maior das três plataformas e elas se tornam instáveis, podem se desintegrar – que é o que aconteceu com a maioria de Larsen B depois de um semelhante evento em 2002. “A separação deste grande iceberg poderia ser o primeiro passo do colapso da plataforma de gelo Larsen C, o que resultaria na desintegração de uma enorme área de gelo em um número de icebergs e fragmentos menores”, disse o glaciologista David Vaughan.

 

Enquanto Larsen C criaria um dos maiores icebergs que o mundo já viu, as ramificações mais preocupantes são as camadas de gelo – que a plataforma atualmente separa do mar. Quando as plataformas de gelo se separam do continente ao qual estão ligadas, podem acelerar o fluxo de geleiras da Antártida para o oceano – o que pode fazer com que o nível do mar aumente.

 

No caso da desintegração do Larsen C, estima-se que este efeito aumente 10 centímetros o nível do mar. “Mesmo uma pequena elevação do nível do mar pode ser importante para as pessoas do litoral”, disse o glaciologista Richard Alley. “Compreender isso ajudará a compreender os eventos maiores, mais importantes globalmente, que continuarão possíveis em nosso futuro”.

[ Science Alert / The washington Post ] [ Fotos: Reprodução / NASA ]

Jornal Ciência