Por que as luzes da cabine são apagadas quando o avião decola?

de Merelyn Cerqueira 0

O costume de desligar as luzes da cabine para pouso e decolagem é uma medida de segurança que há muito levanta curiosidade dos passageiros. Muitos viajantes sequer notam a diferença, uma vez que estão mergulhados em livros ou gadgets que lhe tiram toda a atenção.

 

Mas, a verdade é que a luz de fato é reduzida e você vai finalmente entender o porquê.Basicamente, trata-se de uma medida de segurança muito importante relacionada aos olhos.

 

De acordo com Chris Cooke, piloto de uma importante companhia aérea em entrevista à revista Travel + Leisure, o procedimento é uma medida de precaução que permite aos olhos dos passageiros se ajustarem mais rapidamente à escuridão. Isto é, no caso de algo dar errado na descida do avião e uma evacuação de emergência ser necessária. Além disso, os corredores dos aviões são projetados com luzes que sinalizam a saída em caso de emergência, e elas ficam bem mais visíveis no escuro.

 

Imagine estar em um quarto iluminado, desconhecido e cheio de obstáculos e alguém desliga as luzes e pede que você saia rapidamente”, explicou. Logo, ele afirma que os passageiros são colocados sob uma situação semelhante a precisar sair da aeronave em emergências.

 

Ainda, no caso de as luzes serem subitamente cortadas, ele lembra que as janelas desobstruídas podem fornecer luz natural, ajudando a orientar os passageiros a saírem da aeronave em segurança.

[ Times of India ] [ Foto: Reprodução/ TWTNP ]

Jornal Ciência