Saiba o que provocou o nevoeiro que matou milhares de pessoas em 1952

de Julia Moretto 0

O nevoeiro aconteceu em Londres, no dia 5 de dezembro de 1952, e ficou conhecido como o desastre de poluição atmosférica mais letal da História. Após 60 anos, cientistas finalmente descobriram o que levou a esta névoa ser fatal.

No início, a população não ligou para a névoa, já que que dias assim são comuns na região. Porém, no final daquela tarde, o céu ficou amarelado e com cheiro de ovo podre. No dia seguinte, o céu estava esverdeado e com cheiro forte. Com o passar do tempo, a visibilidade foi ficando pior e a respiração ficou cada vez mais complexa.

Esse cenário se estendeu por cinco dias. Quando o pesadelo finalmente chegou ao fim, 150 mil pessoas tinham sido hospitalizadas. De acordo com os cientistas, mais de 12 mil homens, mulheres e crianças morreram com esse fenômeno pouco conhecido até então.

Conhecido como O Grande Nevoeiro de Londres, o acidente foi logo associado ao carvão. Os detalhes sobre o que realmente aconteceu naqueles dias, ficaram sem respostas por décadas. Porém, uma equipe liderada por Renyi Zhang, da Universidade Texas A&M, buscou uma resposta para explicar essa e outras questões sobre desastres de poluição atmosférica.

O trabalho do grupo foi publicado essa semana na Proceedings of the National Academies of Sciences, e apresenta medições atmosféricas em duas cidades chinesas propensas à poluição – Xian e Pequim -, além de experimentos em laboratórios.

Uma característica peculiar do Grande Nevoeiro foi a presença de sulfato, ou seja, partículas de ácido sulfúrico que contribuíram na tonalidade e no odor, além de apresentar efeitos tóxicos nos humanos. Zhang e sua equipe afirmaram que, sob condições naturais de neblina, o sulfato se acumula dentro das gotas d´água como resultado das interações químicas entre o dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Essas duas substâncias são liberadas através da queima de carvão e pelo escapamento de veículos.

As pessoas já sabiam que o sulfato era um grande contribuinte no nevoeiro, e que as partículas de ácido sulfúrico eram formadas pelo dióxido de enxofre liberadas pela queima do carvão”, explicou Zhang. “Nossos resultados mostraram que esse processo foi facilitado pelo dióxido de nitrogênio, outro coproduto da queima do carvão, e ocorreu inicialmente no nevoeiro”, completou.

Entretanto, o sulfato ajuda na formação de outras partículas como o nitrato e a matéria orgânica, agravando o desenvolvimento de uma feroz neblina. Isso porque conforme a água da neblina seca, o ácido se concentra mais, deixando partículas corrosivas que se envolvem em todas as superfícies com as quais entram em contato, como pulmões humanos.

A pesquisa mostrou que há uma relação química similar responsável pelos céus acinzentados de Pequim e Xian. Embora a formação do Grande Nevoeiro, tenha ocorrido devido à combinação de produtos químicos e um clima desfavorável, os especialistas dizem que essas condições podem acontecem em qualquer lugar do mundo. De acordo com os cientistas, a única coisa boa deste episódio foi que ele iniciou um movimento ambiental que criou as primeiras leis para a limpeza do ar.

[ Gizmodo / PNAS ] [ Foto: Reprodução / Giz Modo ]

Jornal Ciência