Google pretende entregar internet 5G através de drones movidos a energia solar

de Bruno Rizzato 0

Secretamente, o Google testou diversos drones, movidos a energia solar, que distribuem sinais de Internet 5G, no Novo México, EUA, com o potencial de transmitir diversos gigabits de dados por segundo, o que representa 40 vezes mais dados do que os serviços sem fio atuais mais rápidos do mundo.

Chamado de Skybender, o projeto visa aproveitar as ondas milimétricas de alta frequência, ou seja, uma região específica do espectro eletromagnético que pode, teoricamente, transmitir dados com muito mais eficiência do que as frequências atuais de telefone e internet sem fio, já congestionadas.

“A grande vantagem de ondas milimétricas é o acesso ao novo espectro, porque o espectro de celulares móveis existente está superlotado”, disse o engenheiro elétrico Jacques Rudell, da Universidade de Washington, que não está envolvido no projeto.

No espectro eletromagnético, ondas milimétricas ocupam o espectro de frequência de 30 GHz e 300 GHz, localizado entre micro-ondas (1GHz a 30GHz) e (IR) das ondas infravermelhas, o que as faz mais longas do que as ondas infravermelhas ou raios-x, mas mais curtas do que as ondas de rádio ou micro-ondas.

O problema com a utilização contínua da comunicação sem fio da maneira atual, é que todos os tipos de comunicação que envolvem transmissões de rádio, televisão, telefone, ou via satélite, ocupam uma faixa específica de comprimentos de onda – ou frequências -, e os fornecedores estão criando seus próprios “canais” dentro delas, para evitar interferências, causando uma superlotação.

“Por exemplo, uma conversa telefônica requer apenas cerca de 6KHz de largura de banda, enquanto uma transmissão de TV, que transmite quantidades muito maiores de informação, requer cerca de 6 MHz (Um quilohertz possui 1.000 ciclos por segundo; um mega-hertz possui 1 milhão de ciclos por segundo). Aumentos na quantidade de informações transmitidas exigem a utilização de frequências mais elevadas. É aí que as ondas milimétricas entram”, relatou a Engineering and Technology History Wiki.

Porém, o alcance das ondas milimétricas é muito menor do que os sinais de telefonia móvel, o que significa que elas desaparecem depois de uma curta distância. De acordo com o jornal The Guardian, os testes do Skybender, que aconteceram no Spaceport America, descobriram que uma transmissão em 28GHz iria desaparecer em cerca de um décimo da distância de um sinal de telefone 4G.

Embora os detalhes exatos do Skybender ainda sejam desconhecidos, Rudell acredita que o Google esteja tentando descobrir como usar drones para transmitir 5G em uma matriz faseada de configuração. “Isto é muito difícil, muito complexo e queima muita energia”, diz ele. Porém, ao que parece, a Força de Defesa dos EUA tem conseguido realizar o feito desde 2012.

A empresa DARPA anunciou que está trabalhando em um projeto chamado de “Hotspots móveis”, que iria fornecer comunicações de ondas milimétricas para tropas em áreas remotas através de drones, dando-lhes acesso a velocidades wireless de cerca de 1 Gb por segundo.

Assim, acredita-se que o Google tenha a permissão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) para continuar testando os seus drones no espaço aéreo dos Estados Unidos até julho deste ano, quando provavelmente o Skybender terá uma análise de sucesso ou fracasso.

Fonte: The Guardian Foto: Reprodução / Google Titan

Jornal Ciência